Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Dor no joelho ao dobrar e esticar: o que pode ser?

A dor no joelho ao dobrar e esticar a perna pode afetar pessoas de vários estilos de vida e idades. Desde os viciados em televisão, atletas ativos, trabalhadores, jovens e idosos. 

 

As causas da dor no joelho são variadas e pode ser difícil encontrar um único motivo de por que eles doem ao se sentar ou levantar, ou ao subir e descer escadas. 

 

No entanto, a anatomia dessa articulação pode fornecer alguns insights sobre algumas das causas potenciais de seu desconforto.

 

E é sobre elas que falo no artigo que preparei abaixo. Ao final, tenho certeza que você terá maior facilidade de identificar a causa e procurar um ortopedista. Vamos lá?

 

A importância do joelho

Os joelhos são uma das principais articulações do corpo. Para suportar nosso peso, os joelhos têm tecidos moles que ajudam a amortecer os ossos da articulação. 

 

No entanto, algumas condições podem impedir que esses tecidos moles protejam o joelho. Por exemplo, se você tem artrite, pode sentir que não consegue dobrar o joelho, sentir dor ao colocar o peso sobre a articulação ou se mover em uma determinada direção.

 

Felizmente, seu médico ortopedista pode ajudá-lo a encontrar algum alívio para a dor no joelho da artrite para que você possa sentar, ficar de pé e dobrar-se com mais confiança.

 

Quais as causas da dor no joelho?

Seu joelho é uma estrutura complexa que consiste em três ossos — a parte inferior do fêmur, a parte superior da tíbia e a rótula.

 

Em seguida, existem ligamentos e tendões fortes que mantêm esses ossos unidos, bem como cartilagem sob a rótula e entre os ossos para amortecer e estabilizar o joelho. Ou seja, danos ou doenças que afetam qualquer uma dessas estruturas podem causar dor.

 

Se você tem dor no joelho, algumas causas comuns incluem:

 

Artrite do joelho

Existem diferentes tipos de artrite que afetam a articulação do joelho, sendo as duas mais comuns a osteoartrite e a artrite reumatóide.

 

A osteoartrite do joelho se desenvolve como resultado do “desgaste” da cartilagem do joelho e é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. À medida que a cartilagem se deteriora, a dor se desenvolve, muitas vezes aumentando gradualmente de uma dor aguda que piora com movimento do joelho para uma dor constante e maçante.

 

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca várias articulações do corpo. Além da dor, podem ocorrer inchaço, vermelhidão e calor na rótula. Ao contrário da osteoartrite, a dor no joelho da artrite reumatóide tende a melhorar com a atividade.

 

Lesões no ligamento do joelho

Existem quatro ligamentos primários em seu joelho — dois ligamentos colaterais e dois ligamentos cruzados.

 

Lesão do ligamento lateral

Os ligamentos colaterais (colateral medial e colateral lateral) estão localizados na lateral do joelho e conectam o fêmur ao osso da perna. A lesão do ligamento colateral medial (LCM) geralmente resulta de um golpe direto na parte externa do joelho, o que causa dor na parte interna do joelho.

 

Uma pancada na parte interna do joelho pode causar uma lesão no ligamento colateral lateral (LCL), que causa dor na parte externa do joelho.

 

Lesão do ligamento cruzado

Os ligamentos cruzados (cruzado anterior e cruzado posterior) se cruzam dentro da articulação do joelho, com o cruzado anterior anexado à tíbia na frente e o cruzado posterior anexado atrás.

 

Por outro lado, lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) são o tipo mais comum de lesão no joelho, geralmente resultante de um golpe direto ou uma mudança repentina de direção ou velocidade durante a corrida. Normalmente, ouve-se um ruído de “estalo”, junto com um inchaço súbito e um joelho cedendo.

 

Lesões do ligamento cruzado posterior são incomuns e geralmente são causadas por algum tipo de força de alta energia no joelho (por exemplo, um joelho dobrado colidindo com o painel durante um acidente de carro). Além da dor na região posterior do joelho, o inchaço e a instabilidade do joelho são sintomas típicos associados a essa lesão ligamentar.

 

Rupturas do menisco

Existem dois pedaços de fibrocartilagem duros em forma de “C” (chamados meniscos) localizados entre o fêmur e a tíbia. O rompimento do menisco é uma causa comum de dor no joelho e pode ocorrer em jovens (geralmente durante a prática de esportes) ou em pessoas mais velhas, pois há uma degeneração que acontece com a idade, tornando os meniscos mais propenso à degeneração e rupturas. 

 

Além disso, uma pessoa com ruptura de menisco pode inicialmente ouvir um “estalo” quando ocorre a ruptura. Isso é seguido por um desenvolvimento gradual de rigidez e inchaço do joelho, junto com estalidos, ou travamento do joelho.

 

Tendinite patelar e laceração

A tendinite patelar se refere à inflamação do tendão patelar — um grande tendão que conecta a rótula ao topo da tíbia. Por exemplo, a tendinite patelar é mais comum em pessoas que praticam esportes ou atividades que exigem corridas e saltos frequentes. 

 

Muitas vezes, as pessoas com essa condição descrevem uma dor constante que se torna aguda com a atividade. Em alguns casos, o tendão patelar pode enfraquecer, tornando mais provável a ruptura. 

 

Leia também::: Condropatia: muito tempo sentado pode fazer mal ao joelho

 

Síndrome da dor femoropatelar 

A síndrome da dor femoropatelar é mais comum em adolescentes e adultos jovens, principalmente mulheres. Além disso, seus sintomas são acentuados por atividades vigorosas que colocam pressão no joelho, como correr, agachar ou subir escadas. 

 

Esta condição causa uma dor na região anterior do joelho, sentida ao redor da patela e às vezes é chamada de condromalácia patelar, o que significa que a cartilagem atrás da rótula amoleceu e começou a se desgastar. O alinhamento anormal do joelho também pode causar ou contribuir para essa condição.

 

Além da dor, que piora com atividades que exigem dobrar os joelhos com frequência ou ficar sentado por longos períodos (por exemplo, trabalhar em uma mesa), uma pessoa pode notar sons de estalo no joelho ao se levantar de uma sessão prolongada ou ao subir escadas. Inchaço e travamento do joelho raramente são vistos nessa síndrome.

 

Cisto de Baker

Um cisto de Baker normalmente se manifesta como um inchaço na parte posterior da articulação do joelho e às vezes é um sinal de outro problema subjacente, como no menisco. Mas geralmente os cistos de Baker não causam dor, sendo os quadris dolorosos mais associados a casos como a artrose ou uma lesão do menisco, normalmente presentes. Entretanto, alguns pacientes podem referir a dor atrás do joelho associada à rigidez do joelho e a uma protuberância visível que piora com a atividade.

Síndrome da banda iliotibial

A síndrome da banda iliotibial refere-se à inflamação do tecido iliotibial — uma coleção de fibras que percorre a parte lateral da coxa. Por exemplo, a inflamação da banda iliotibial geralmente ocorre como resultado do uso excessivo, especialmente em corredores, e causa uma dor em queimação na parte externa da articulação do joelho. Às vezes, a dor se espalha da coxa até o quadril.

Normalmente existe um quadro associado de sobrecarga sobre o joelho e algum quadro de fraqueza muscular ou mesmo tensão do trato ilio-tibial. O tratamento é sempre associado com fisioterapia e correção de erros de treinamento ou de biomecânica.

 

Procure um ortopedista

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

 

O tratamento da dor no joelho depende inteiramente da causa do problema. Portanto, é de extrema importância que você receba um diagnóstico e entenda a causa de seus sintomas antes de iniciar um programa de tratamento. 

 

Se acaso queira aprofundar mais seu conhecimento sobre dor no joelho ao dobrar e esticar, recomendo também a leitura do meu e-book, em que além da dor, apresento várias informações relativas à artrite. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar no botão abaixo.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AGORA

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais