Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Dor no Joelho

Uma criança ou adolescente com dor sempre chama a atenção daqueles que os rodeiam e, assim, a dor é um dos principais motivos que levam crianças e adolescentes ao consultório do ortopedista. Em relação à dor na região do joelho durante a fase pré-puberal, destaca-se uma patologia chamada Osgood-Schlatter. De nome difícil, trata-se de uma apofisite da tuberosidade anterior da tíbia, algo do tipo uma irritação da região proximal anterior da tíbia.

A síndrome de Osgood-Schlatter aparece geralmente entre os 10 a 15 anos de idade e é mais comum entre crianças do sexo masculino. Nas meninas geralmente aparece dois anos antes. Quase sempre é um processo autolimitado, com resolução espontânea, mas pode trazer sintomas dolorosos e limitações para a vida diária ou esportiva do paciente. Em alguns casos, os sintomas podem ser precipitados ou intensificados por traumas locais e proeminências no local da dor também podem ser notadas.

O tratamento baseia-se principalmente no controle dos sintomas dolorosos, com uso de analgésicos ou modificação de atividade física do menor, buscando orientação adequada do ortopedista. Atenção especial deve ser dada à busca de um diagnóstico preciso, descartando-se outras patologias e também para a devida orientação dos pais quanto à benignidade da síndrome.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM