Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Condropatia patelar, também conhecida por muitos como condromalácea patelar, é uma alteração da cartilagem do osso da patela e é uma das causas mais frequentes de dor na região anterior do joelho. A maioria mais correta para deniminá-la seria como sídrome femoropatelar e poderia ser definida como a degradação ou perda da estrutura da cartilagem da patela, podendo ter sua origem em processos degenerativos ou traumáticos, especialmente micro-traumas de repetição.

A alteração é mais comumente observada em mulheres jovens e de meia-idade o que deve-se especialmente a fatores anatômicos dos membros inferiores no sexo feminino. Como todo processo degenerativo o evoluir da idade é o principal fator associado à condropatia, porém outros fatores devem sempre ser levados em consideração, como peso corporal, fraqueza muscular (especialmente músculos quadríceps e glúteo médio) e atividades esportivas e laborativas realizadas regularmente.

O principal sintoma é a dor na região anterior do joelho, normalmente aumentada com a flexão do joelho como ao agachar-se, subir ou descer escadas ou alguns exercícios, por exemplo. A gravidade da condropatia pode ir desde um amolecimento da cartilagem até a lesão total de todas as camadas em determinado ponto. O tratamento envolve cuidados como fortalecimento muscular, cuidados com a sobrecarga de determinados exercícios, correção postural e o controle do peso corporal. Além disso, medicamentos e infiltrações locais com ácido hialurônico podem trazer importante alívio da dor.