Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

a614c0a4-7828-4970-bd4d-555ffe6882f6

A ruptura do menisco está entre as lesões mais comuns do joelho e pode acometer pessoas de todas as idades. Pacientes mais jovens e pessoas praticantes de esportes de contato ou que envolvam saltos e mudanças de direção, como o futebol por exemplo, estão mais sujeitos a lesões em virtude de traumas e entorses do joelho. Por outro lado, com o passar da idade o menisco fica mais frágil e mais sujeito à degeneração e rupturas.

Os principais sintomas associados à lesão do menisco são a dor no joelho e dificuldade para movimentar completamente o joelho e, às vezes, para caminhar ou realizar outras atividades. A prática esportiva também fica comprometida em diversas ocasiões, mesmo que seja possível praticar o esporte mas nem sem sempre com o mesmo rendimento ou mesmo conforto de antes.

O tratamento da lesão depende de vários fatores, principalmente o tipo de lesão e a demanda do paciente. Pacientes jovens com lesões traumáticas muitas vezes terão necessidade de submeter-se a uma intervenção cirúrgica. Por outro lado, pacientes mais idosos com lesões degenerativas terão melhor resultado com o tratamento não-cirúrgico bem feito, utilizando fisioterapia e atividade física orientada, além de outras medidas como controle do peso corporal.