Causa mais comum de consultas ao ortopedista especialista em joelho, a dor anterior tem etiologia multifatorial. Diante do quadro, o primeiro passo é colher uma história clínica adequada em busca da origem da dor. Em alguns casos, o início do quadro doloroso pode ser insidioso e tornar-se mais frequente e intenso, podendo gerar limitações para o paciente. Em outros casos, pode ser observado um aparecimento mais agudo, como por exemplo, após atividade física mais intensa.
Dentre as principais causas para a dor anterior no joelho, encontram-se a condropatia patelar, a tendinite patelar, a síndrome do trato ílio-tibial ou ainda as fraturas por stress da tíbia proximal.
Merece atenção o fato de essas patologias poderem estar associadas ao uso exagerado da articulação, caracterizando lesões por sobrecarga. Diante disso, é fundamental que o ortopedista busque os possíveis fatores causais, que podem estar relacionados a erros na intensidade de exercícios, erros na periodização de treinos ou competições, sobrepeso, desequilíbrios musculares, dentre outros. Com o diagnóstico definido, é importante o contato entre ortopedista, fisioterapeuta e treinador para um atendimento integrado a fim de minimizar e curar a lesão, além de prevenir-se a recidiva ou mesmo uma nova lesão.