Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

dor no joelho anterior

Causa mais comum de consultas ao ortopedista especialista em joelho, a dor anterior tem etiologia multifatorial. Diante do quadro, o primeiro passo é colher uma história clínica adequada em busca da origem da dor. Em alguns casos, o início do quadro doloroso pode ser insidioso e tornar-se mais frequente e intenso, podendo gerar limitações para o paciente. Em outros casos, pode ser observado um aparecimento mais agudo, como por exemplo, após atividade física mais intensa.

Dentre as principais causas para a dor anterior no joelho, encontram-se a condropatia patelar, a tendinite patelar, a síndrome do trato ílio-tibial ou ainda as fraturas por stress da tíbia proximal.

Merece atenção o fato de essas patologias poderem estar associadas ao uso exagerado da articulação, caracterizando lesões por sobrecarga.  Diante disso, é fundamental que o ortopedista busque os possíveis fatores causais, que podem estar relacionados a erros na intensidade de exercícios, erros na periodização de treinos ou competições, sobrepeso, desequilíbrios musculares, dentre outros. Com o diagnóstico definido, é  importante o contato entre ortopedista, fisioterapeuta e treinador para um atendimento integrado a fim de minimizar e curar a lesão, além de prevenir-se a recidiva ou mesmo uma nova lesão.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM