Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Tudo sobre joelheiras: para que servem e quando usar

Muitas pessoas de diferentes ocupações experimentaram dores e lesões nos joelhos. E por isso, saber tudo sobre joelheiras pode ser um excelente caminho para prevenir lesões, ou mesmo como forma de garantir uma recuperação mais rápida.

 

Os joelhos são a parte do nosso corpo que suporta a maior parte do nosso peso corporal. Portanto, nos permite mover das atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas, sentar e subir de volta para atividades mais vigorosas, como correr e praticar diversos esportes. 

 

E por conta disso, proteger nossos joelhos é uma excelente forma para que você não esteja entre os que sentem a dor de uma lesão. 

 

É por isso que as joelheiras podem ser uma boa opção pra você, não importa se você trabalha em construção, pratica esportes profissionalmente, é dona de casa ou tem outra profissão que pode resultar em uma lesão no joelho.

 

O que são joelheiras?

As joelheiras são basicamente uma medida de proteção para comprimir e dar um pouco mais de estabilidade à articulação. Eles geralmente são descritos como equipamentos de proteção porque são uma maneira de proteger os joelhos. 

 

Mesmo se você cair ou receber um golpe nos joelhos, as joelheiras serão capazes de absorver a força do impacto e diminuir significativamente o efeito do golpe sobre essa importante articulação. Isso evita lesões graves e reduz o tempo de cicatrização caso ocorra uma lesão.

 

Há diversos tipos de joelheira, do algodão ao neoprene, e dependendo do modelo, são equipadas com algum tipo de acolchoamento ou proteção de joelho que permite realmente fazer seu trabalho e proteger os joelhos. 

 

LEIA MAIS>>> Tudo sobre artrose no joelho: sintomas, diagnóstico e tratamento

 

Quando usar joelheiras?

Esportes de contato, ou atividades que requerem contato físico entre os jogadores, não são as únicas ações em que joelheiras são úteis. Existem também joelheiras especiais desenvolvidas e produzidas para crossfit, dança, ioga e artes marciais.

 

Essas engrenagens de proteção são muito mais flexíveis e não prendem os músculos dos usuários. Então eles ainda podem fazer seus exercícios e posições favoritos sem sentir que há algo os segurando.

 

Também existem joelheiras de alta tecnologia usadas para auxiliar na redução do derrame pós-operatório após uma artroplastia total do joelho.

 

Em atividades em que não há necessidade de que suas pernas sejam muito flexíveis, como andar de skate, as joelheiras são mais rígidas e foram projetadas para tolerar mais choques extremos ou impactos severos. 

 

O mesmo vale para as almofadas de proteção usadas para motocross, onde as corridas de motocicletas off-road acontecem em circuitos fechados. O risco de lesionar o joelho nessas atividades é muito maior do que na maioria dos esportes de contato, por isso eles diferem na composição.

 

Por outro lado, joelheiras usadas nos esportes mais comuns, como basquete e vôlei, por exemplo, têm um acolchoamento muito maior e são mais longos em comparação com os equipamentos de proteção produzidos para motocross. 

 

Isso porque o joelho do atleta e a área próxima a ele precisam ter proteção máxima contra qualquer contato, seja pela bola, pela quadra ou por outros jogadores. O principal objetivo das joelheiras para voleibol é fornecer suporte e acolchoamento extra quando usadas em conjunto com joelheiras ou sozinhas.

 

Joelheira para o pós-lesão

As estruturas em seu joelho podem ser danificadas ou deslocadas em um acidente ou devido a uma queda, e uma joelheira pode ser necessária durante a cicatrização. Sua articulação do joelho saudável também pode ser ferida devido a uma pancada intensa durante atividades atléticas. O joelho também pode ser suscetível a lesões devido a uma condição subjacente.

 

Os diferentes tipos de joelheiras diferem com base em sua função e nível de suporte. Alguns protegem o joelho para evitar danos, outros apoiam o joelho para controlar a dor. Algumas cintas estabilizam o joelho se ele estiver sujeito a lesões e outras imobilizam o joelho para otimizar a cura após uma lesão.

 

Em geral, uma joelheira deve ser selecionada com base na situação. O dispositivo deve ajudar a gerenciar e distribuir a pressão ao redor do joelho.

 

A articulação do joelho inclui ossos, cartilagem, ligamentos, tendões e músculos. Essa articulação tem uma amplitude de movimento considerável e carrega muito peso. Uma joelheira é estruturada para reduzir o movimento de uma maneira que proteja o joelho de uma maneira que corresponda às suas necessidades em um determinado momento.

 

Profilática

Uma joelheira profilática é usada para proteger seu joelho se você estiver em uma situação de alto risco de ter uma lesão no joelho. Por exemplo um esporte de contato em que seu joelho provavelmente será atingido ou em atividades com altas cargas e exercícios executadas com muita repetição, como no crossfit. Essas joelheiras podem ser usadas mesmo se você não tiver nenhum problema com o joelho, mas quiser tomar medidas para protegê-lo.

 

Funcional

Para estabilizar a articulação do joelho, uma cinta funcional é usada. Ao fazer isso, esta cinta pode ajudar a prevenir uma lesão no joelho se você estiver em alto risco devido a um problema estrutural no joelho ou ao redor dele, como ligamentos fracos ou tendência para luxação do joelho.

 

Existem diferentes tipos de joelheiras funcionais e o melhor para você depende do seu problema no joelho e da atividade prevista.

 

LEIA TAMBÉM>>> Sobrecarga do joelho: uma condição comum no esporte

 

Siga a orientação médica

Ou seja, ignorar pequenos danos e dor moderada pode influenciar no desenvolvimento de doenças nos joelhos, como artrite, luxação, tendinite, lesões nos ligamentos colaterais e muito mais. 

 

E as joelheiras podem ajudar a prevenir uma série de lesões. Por isso, caso sinta qualquer desconforto nos joelhos, busque orientação de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar seu problema e indicar o uso de uma joelheira para evitar danos maiores.

 

Portanto, as joelheiras são um assessório interessante em sua prática esportiva ou na academia. Mas elas darão a firmeza necessária à articulação e poderão evitar lesões que podem, no longo prazo, levar a quadros como a artrose. Aliás, sobre essa doença tenho um ebook especial para você: Dor no Joelho e Artrose. Tenho certeza que a leitura desse material o fará olhar com outros olhos para seu joelho!

 

Um grande abraço e cuide dos seus joelhos!

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais