Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Tudo sobre artrose no joelho: sintomas, diagnóstico e tratamento

Você sofre de dores no joelho? Tem dificuldade para andar e se levantar e sofre durante o movimento normal, além disso nota mobilidade limitada no joelho e rigidez na articulação? Você pode estar sofrendo de artrose do joelho.

 

Nossa articulação de joelho está constantemente sujeita a estresse e tensão. Ao realizar atividades cotidianas, como subir escadas ou dobrar os joelhos ao agachar, nosso peso força essas articulações exponencialmente. 

 

A degeneração geralmente se torna aparente entre os 50 e 60 anos. É nessa fase que os sinais de artrose, como dores nas articulações, aparecem ao subir escadas ou após longas caminhadas.

 

A artrose do joelho é estimulada não apenas pela idade, mas também por outros fatores. Além disso, distúrbios circulatórios, falta de exercício, acidentes ou lesões esportivas e inflamação das articulações causadas por distúrbios reumáticos ou metabólicos podem causar artrose do joelho.

 

O que é a artrose no joelho?

A artrose do joelho é uma doença degenerativa da cartilagem articular, progressiva e que gera um quadro inflamatório local evolutivo. E isso leva à limitação da mobilidade da articulação do joelho e seus danos subsequentes. É uma doença dolorosa que limita a mobilidade e muitas vezes requer intervenção cirúrgica.

 

A artrose é sofrida por cerca de 12% da população adulta e 90% da população com mais de 70 anos. Ela provoca dores intensas e dificuldade de locomoção, o que dificulta a realização de tarefas diárias. Geralmente é encontrado em grandes articulações, como o joelho.

 

A artrose faz com que a cartilagem branca saudável adquira uma cor amarelada e perca sua aparência típica. A cartilagem danificada dessa forma fica mais fina e começa a se deformar. Isso resulta em defeitos de cartilagem, e osteófitos (protrusões ósseas) crescem na área da articulação. Os osteófitos causam dor, que piora à medida que a doença se desenvolve.

 

LEIA TAMBÉM>>> Dor no joelho ao subir escada? A culpa pode ser do sobrepeso

 

O que causa a artrose no joelho?

A causa mais comum de artrose no joelho é idiopática, ou seja, uma tendência individual, porém a idade é um fator diretamente associado à degeneração articular. Quase todo mundo acabará desenvolvendo algum grau de artrose. No entanto, vários fatores aumentam o risco de desenvolver artrose significativa em idades mais precoces.

 

Idade 

A capacidade de cura da cartilagem diminui à medida que a pessoa envelhece, a famosa renovação celular do nosso corpo.

 

Peso 

O peso aumenta a pressão em todas as articulações, especialmente nos joelhos. Cada quilo de peso que você ganha adiciona de 3 a 4 libras de pressão extra aos joelhos.

 

Hereditariedade 

Existe uma predisposição ao desenvolvimento da artrose primária em filhos de pais com artrose. Alguns motivos são apontados, e isso inclui mutações genéticas que podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver artrose no joelho. Também pode ser devido a anormalidades hereditárias na forma dos ossos que circundam a articulação do joelho.

 

Gênero 

Mulheres com 55 anos ou mais têm maior probabilidade do que homens de desenvolver artrose no joelho.

 

Lesões por estresse repetitivo 

Geralmente, isso resulta do tipo de trabalho que a pessoa exerce. Pessoas com certas ocupações que incluem muita atividade que pode estressar a articulação, como ajoelhar, agachar ou levantar pesos​ repetitivamente ao longo da vida, são mais propensas a desenvolver artrose do joelho por causa da pressão constante na articulação.

 

Esportes 

Atletas de alta performance envolvidos no futebol, tênis ou corrida de longa distância podem ter maior risco de desenvolver artrose no joelho. Isso significa que os atletas devem tomar precauções para evitar lesões. No entanto, é importante observar que exercícios moderados regulares fortalecem as articulações e podem diminuir o risco de artrose. 

 

Outras causas

Pessoas com artrite reumatóide, o segundo tipo mais comum de artrite, também têm maior probabilidade de desenvolver artrose. Pessoas com certos distúrbios metabólicos, como sobrecarga de ferro ou excesso de hormônio do crescimento, também correm um risco maior de artrose.

 

Quais são os sintomas e diagnóstico

Os sintomas de artrose no joelho podem incluir:

 

  • Dor que aumenta quando você está ativo, mas melhora um pouco com o repouso
  • Inchaço
  • Sensação de calor na articulação
  • Rigidez no joelho, especialmente pela manhã ou quando você fica sentado por um tempo
  • Diminuição da mobilidade do joelho, tornando difícil entrar e sair de cadeiras ou carros, usar as escadas ou andar
  • Rangido, som de estalo que é ouvido quando o joelho se move

 

O diagnóstico da artrose no do joelho começará com um exame físico pelo seu médico. Ele também avaliará seu histórico médico e anotará quaisquer sintomas. Alguns exames adicionais também poderão ser solicitados, como:

 

  • Raios-X, que podem mostrar danos nos ossos e cartilagens, bem como a presença de esporas ósseas
  • Exames de ressonância magnética (MRI)

 

Os exames de ressonância magnética podem ser solicitados quando os raios-X não fornecem uma visão clara para a dor nas articulações ou quando os raios-X sugerem que outros tipos de tecido articular podem estar danificados. 

 

Os médicos podem usar exames de sangue para descartar outras condições que podem estar causando a dor, como a artrite reumatóide, que é um tipo diferente de artrite causada por um distúrbio no sistema imunológico.

 

Tratamento da artrose do joelho

O tratamento é baseado na redução do desenvolvimento da doença e no controle dos sintomas. Na primeira fase, a dor é frequentemente regulada por medicamentos (antirreumáticos, anti-inflamatórios, analgésicos e, adicionalmente, condroprotetores).

 

O médico também pode indicar a perda de peso. Até mesmo uma pequena quantidade de peso, se necessário, pode diminuir significativamente a dor no joelho causada pela artrose.

 

Uma condição séria e mais avançada requer intervenção cirúrgica, como artroplastia total do joelho (substituição de toda a articulação por uma artificial). A intervenção cirúrgica é reservada para casos mais graves de artrose, onde o controle da dor com outras medidas ja não é eficaz ou quando já há limitações para realização de atividades cotidianas.

 

Se cuide!

Agora que você sabe o que é, as causas e sintomas da artrose no joelho, é importante também estar atento a qualquer dor que possa sentir. O tratamento precoce é sempre a melhor alternativa.

 

E para que você entenda ainda mais sobre a artrose no joelho, recomendo meu ebook sobre o tema. Nele você encontra dicas para cuidar da sua saúde articular e prevenir todos os problemas relacionados à artrose.

 

Até a próxima!

 

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais