Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

 

 

De jovens atletas a adultos mais velhos, a dor no joelho parece fazer parte da vida de muitos de nós. Infelizmente, há muitos mitos e verdades sobre lesão no joelho.

 

E diante desses desencontros de informações, é comum as pessoas negligenciarem aquilo que estão sentindo, o que pode agravar o problema. Ou então passar a ter uma vida mais sedentária achando que sua dor é intratável. 

 

Como forma de trazer luz a muitas dessas dúvidas, preparei um artigo com os principais mitos e verdades sobre lesão no joelho. Leia e compartilhe!

 

Toda dor precisa cirurgia

Há muito o que desvendar com esse mito. Em primeiro lugar, não é nem perto da verdade que todos os problemas nos joelhos exigem cirurgia. Pelo contrário! Apenas uma pequena parte das dores ou lesões do joelho devem ser tratadas com cirurgia.

 

Uma lesão do menisco, por exemplo, muitas vezes o tratamento conservador com repouso, gelo, medicação e fisioterapia será suficiente. Tudo depende do tipo, tamanho e gravidade da lesão. 

 

Em segundo lugar, na maioria das cirurgias no joelho, você estará de pé e caminhando logo após o procedimento ou no dia seguinte, mesmo que seja necessário algum tipo de auxílio nos primeiros dias. 

 

Embora a cura completa leve alguns meses, a maioria das pessoas consegue retomar as atividades diárias muito mais rapidamente do que isso. 

 

Em outras palavras, a cirurgia do joelho (mesmo a cirurgia de prótese do joelho) não é tão ruim quanto você pensa.

 

A dor no joelho, é problema no joelho

Nem sempre é o caso. Só porque seu joelho dói, não significa que o problema se origina no joelho exclusivamente.

 

Também pode ser o que é chamado de “dor referida” que, na verdade, se origina em outra área, como os quadris. A única maneira de saber com certeza é por meio de uma avaliação do seu ortopedista.

 

Dor exige limitar os exercícios

Esse é uma crença bem comum, porém não deve ser um conselho a ser seguido sem o devido cuidado. Interromper os exercícios leva a diminuição da força muscular e pode aumentar a rigidez da articulação, aumentando assim a intensidade da dor a limitações no joelho. 

 

Na verdade, mesmo aumentos relativamente pequenos na força do quadríceps obtidos por exercícios bem orientados podem ajudar a reduzir o risco de dores ou artrose do joelho e sua progressão.

 

Leia também::: Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

 

Devo tomar remédio para dor no joelho

Tomar um anti-inflamatório ou um analgésico de venda livre para dor no joelho pode ser uma má ideia. Ele no início pode até fazer você se sentir melhor, mas será por pouco tempo.

 

O problema é que você está apenas mascarando sua dor.  Ou seja, não é possível tratá-la com eficácia até que você saiba a origem dela. O principal passo sempre deve ser a consulta com um especialista para determinar a real causa da dor e o melhor tratamento.

 

A dor no joelho é causada apenas por lesão

Dor no joelho nem sempre significa que seu joelho está machucado ou lesionado. Você pode estar diante de um quadro de inflamação por alguma sobrecarga, por exercícios ou sobrepeso. Ou a dor pode ser causada também por outras condições de saúde subjacentes, como gota ou artrite reumatoide, dentre outras doenças.

 

Quem tem dor não deve se exercitar

Isso só vai agravar sua dor e rigidez. Na verdade, exercícios simples como alongamentos, caminhadas ou exercícios em casa, quando feitos sob a supervisão de um médico, podem ajudar a reconstruir a força dos joelhos e reduzir a rigidez articular. Importante lembrar da importância do acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico.

 

A ruptura do LCA é uma lesão que termina a carreira

A ruptura do LCA é uma lesão grave para um atleta. No entanto, não é de forma alguma o fim da carreira. Além disso, a cirurgia com um programa de reabilitação individualizada irá ajudá-lo a recuperar o seu nível anterior de esporte. Numerosos atletas nacionais e internacionais voltaram mais fortes de uma lesão LCA.

 

O  descanso é melhor 

O repouso completo em caso de pequenas entorses / distensões não é recomendado. A modificação da atividade, em vez do repouso completo, é o caminho a seguir. 

 

Mesmo em lesões graves, exercitar outras partes do corpo pode ser uma maneira de permanecer em forma, desde que acompanhado por profissionais e liberado pelo ortopedista.

 

Leia também::: Conheça com detalhes a anatomia do joelho

 

Ser forte evitará lesões

Se isso fosse verdade, os atletas profissionais nunca se machucariam. Honestamente, qualquer atleta pode se machucar a qualquer momento. 

 

Dessa maneira, construir força muscular é definitivamente importante para permitir que o corpo e as articulações se movam contra grandes atos de resistência, como levantar, pular e correr. 

 

Mas esses músculos ainda podem sofrer estiramentos ou contraturas, tendões podem se romper e ossos podem quebrar — especialmente se um atleta estiver se esforçando demais, estiver fadigado ou descansar menos do que o necessário. 

 

Ou seja, o treinamento e o condicionamento adequados ainda são as melhores maneiras de reduzir o risco de lesões.

 

Sem dor, sem ganho! 

Mas apesar da crença popular de que você precisa passar pela dor para ficar mais forte, esse não é realmente o caso. Os exercícios devem ser estimulantes e desafiadores, mas não ao limite de serem dolorosos. Consulte um médico se sentir dor durante o exercício ou treinamento. 

 

Conhecer esses mitos não apenas o ajudará a estabelecer melhores expectativas, mas também garantirá que você não esteja fazendo nada que possa inibir o processo de recuperação. 

 

Ou seja, conhecer os mitos e verdades sobre lesão no joelho é uma etapa importante para evitar uma lesão mais grave, ou mesmo o agravamento de uma situação. Espero ter tirado suas dúvidas e, para mais dicas e informações, me siga nas redes sociais. Estou no Facebook, Instagram e Youtube!

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais