Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Lesões no futebol – tudo que você precisa saber

Se você curte uma pelada nos finais de semana ou faz disso uma profissão, deve saber que, além da diversão e da competição, lesões no futebol também são muito comuns. E é sobre isso que vamos falar hoje, data em que é comemorado o Dia Nacional do Futebol. 

Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo sendo um esporte de alta exigência corporal com muito contato e pancadas, as lesões no futebol que mais afetam os atletas acontecem por movimentos de rotação e por explosões musculares.

Lesões mais comuns no futebol

Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo apontou as seguintes lesões como mais comuns entre atletas:

  • Musculares – 39,2%
  • Contusões (choque entre jogadores) – 24,1%
  • Torções – 17,9%
  • Tendinites – 13,4%

Joelho e tornozelo são as articulações mais lesadas, havendo incidência de casos de tendinite do tendão patelar, rompimentos do ligamento cruzado anterior, fratura por estresse e lesão de ligamento cruzado anterior (LCA), como foi o caso do jogador e atual capitão da seleção brasileira, Daniel Alves.

 

Como evitar lesões no futebol?

A verdade é que vale aquela máxima: antes prevenir do que remediar. Por isso, é preciso fortalecer os músculos, a fim de proteger as regiões das articulações. Da mesma forma, antes de iniciar a partida, não esqueça de se aquecer e fazer alongamentos.

Outra dica importante é estar sempre com os exames em dia e, de preferência, consultar um médico especialista em esportes. Com isso, você terá uma avaliação mais precisa de todo o seu quadro clínico.

Também é indicado usar joelheiras e tornozeleiras durante os jogos, para minimizar as chances de lesão. Essa dica vale, ainda, para quem já sofreu algum tipo de acidente no esporte.

E quem opera o joelho, pode voltar a jogar futebol?

Se você precisou ou vai precisar operar o joelho e já está pensando nas peladas dos finais de semana ou mesmo necessita voltar aos campos por questões profissionais, saiba que isso é totalmente viável.

A cirurgia de joelho tem avançado cada vez mais e tudo vai depender de qual é seu tipo de lesão, como foi o desenvolvimento da operação e o progresso durante a recuperação.

Daniel Alves é prova disso. O jogador sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA), há cerca de um ano. Por isso, precisou ser operado e foi cortado do grupo que competiu a Copa do Mundo, na Rússia. 

Mas ele deu a volta por cima e se tornou um dos campeões da Copa América deste ano. Mais do que isso: Daniel, hoje com 36 anos, foi eleito o melhor jogador da competição. Por isso, o seu caso é uma prova de que um tratamento e acompanhamento adequado podem garantir uma recuperação segura e eficiente.

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais