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Tendinite patelar e exercícios super slow

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A dor anterior no joelho tem diversas causas e uma das mais comuns é a tendinite patelar. Também conhecida como joelho do saltador (Jumper’s knee), a tendinite consiste de uma inflamação no tendão podendo existir também algum grau de degeneração do tendão, que se denomina tendinose. Diversas atividades como corrida ou musculação, podem estar associadas à origem da tendinite, mas, especialmente exercícios que envolvam saltos repetitivos estão implicados na tendinite patelar.

Em estágios mais leves, a tendinite patelar não impede a realização de exercícios ou esporte, com queixa de dor apenas após a atividade. Porém, em fases mais avançadas, a dor pode ser incapacitante e impedir a prática esportiva. Por existir uma relação importante com movimentos executados repetidamente, podemos incluir a tendinite patelar nas lesões por sobrecarga (overtraining) e parte importante do tratamento é ajustar a carga ou mesmo interromper temporariamente as atividades. Além disso, fisioterapia e exercícios orientados devem ser instituídos.

                Em relação aos exercícios, está bem estabelecido que o fortalecimento excêntrico do quadríceps apresenta uma boa resposta para a melhora do quadro. O treino excêntrico é realizado com a contração do músculo enquanto este se alonga. Uma alternativa interessante e também muito eficaz é a realização dos exercícios resistidos com carga tipo Super Slow. Nesse tipo de treino, as repetições são feitas de maneira lenta e controlada, permitindo recrutar mais fibras musculares e aplicar uma intensidade mais elevada da contração, com menor força aplicada aos tendões e articulações. Importante salientar que no início desse tipo de treino para reabilitação da tendinite patelar pode haver uma fase de aumento de dor e é fundamental que haja acompanhamento de um profissional capacitado para orientar os treinos, com cargas e movimentos adequados.


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