Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Por que tantos jogadores de futebol rompem o ligamento cruzado?

Todas as semanas somos bombardeados com notícias sobre futebol. Jogos, contratações, títulos, confusões… e também sobre lesões. Frequentemente a notícia é sobre um atleta com ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho, o LCA. Mas por que jogadores de futebol sofrem tanto com essa lesão?

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que, na maioria das vezes, a lesão ocorre sem que haja contato com outro jogador. Normalmente a ruptura ocorre com um movimento do torsão sobre o joelho com geração de força além da capacidade do LCA. Situações como dribles, frenagens bruscas ou corridas rápidas com mudança de direção colocam em risco o ligamento e são comuns no futebol, acontece o tempo todo. Aí está o porquê a lesão ocorrer tanto, o ligamento é usado ao limite o tempo todo no futebol.

Além disso, um dos principais motivos para tanto alarde sobre a ruptura do LCA é que, em atletas, o tratamento é sempre feito com cirurgia e o tempo de recuperação é longo, indo de 6 a 9 meses em média. Esse tempo compromete boa parte de uma temporada no futebol. Por esse motivo cuidados preventivos de treinamento físico e muscular aliados a trabalhos fisioterápicos podem fazer a diferença e são cada vez mais utilizados no futebol e no esporte em geral. E você, também se cuida?

Saibam mais sobre o Ligamento Cruzado Anterior, clique AQUI!

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais