Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Quais alimentos podem aliviar a dor nas articulações?

Você sabia que alguns alimentos podem aliviar a dor nas articulações? Certos alimentos ajudam no combate da dor por artrite, inflamação e trauma

 

Aliás, há uma série de compostos encontrados nos alimentos que são apoiados por pesquisas científicas para reduzir a inflamação ou dor nas articulações. Obviamente, nenhum alimento é a única salvação para a saúde das articulações. 

 

Praticar exercícios, seguir uma dieta bem balanceada e, em geral, cuidar de si mesmo são as chaves para manter as articulações em boas condições e livre de dores. 

 

Mas, entre os alimentos que podem aliviar a dor nas articulações, listamos alguns abaixo que podem ser incluídos em sua dieta. Confira!

Alimentos contra dores nas articulações

Lembre-se, não há “comida mágica”. Mas evidências sugerem que seguir uma dieta saudável e adicionar alimentos e temperos específicos pode ajudar a combater a inflamação e as dores nas articulações.

 

Entre as que apresentam resultados satisfatórios, e que devem fazer parte do seu dia a dia, estão:

Brócolis, couve de bruxelas e repolho

Esses vegetais são parte da família dos crucíferos e estão cheios de um composto chamado sulforafano. Ele ajuda a retardar o dano da cartilagem nas articulações devido à osteoartrite. 

 

Peixe 

Peixes gordurosos como salmão, atum, truta e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a combater a inflamação. Experimente adicionar peixes à sua dieta algumas vezes por semana. Se você não é um grande fã de peixes, uma alternativa pode ser suplemento de ômega-3.

 

Alho

O alho é um membro da família allium — que também inclui cebolas e alho-poró. Esses itens contêm um composto chamado dissulfeto de dialila, que pode ajudar com várias doenças, incluindo artrite. 

 

Cerejas 

Algumas pessoas com artrite encontram alívio com produtos feitos de cerejas. O ingrediente que ajuda com os sintomas articulares é o mesmo que dá à fruta sua cor vermelha — a antocianina. Um estudo de 2013 publicado na  Osteoarthritis and Cartilage descobriu que os indivíduos que beberam suco de cereja tiveram melhorias na dor e rigidez das articulações.

 

Cúrcuma 

Um dos combatentes da inflamação mais pesquisados ​​não é um alimento, mas um tempero. Cúrcuma contém um composto chamado curcumina. Uma revisão de 2012 publicada no International Journal of Molecular Sciences disse que “a curcumina pode ser benéfica no tratamento de doenças articulares relacionadas à inflamação crônica”. O composto, entretanto, é usado há séculos na Índia para prevenir doenças inflamatórias. 

 

Vitamina C 

Os antioxidantes da vitamina C podem retardar a progressão da osteoartrite. Um estudo de 2011 da University of South Florida relatou que as pessoas que tomaram suplementos de vitamina C tinham 11% menos probabilidade de desenvolver osteoartrite do joelho do que aquelas que não tomaram os suplementos. Você pode obter vitamina C de morangos, kiwi, abacaxi ou melão.

 

Coma o alimento certo

Embora possa não gostar de todos os alimentos, você deve encontrar pelo menos um ou dois nesta lista que que o ajudarão a reduzir a dor nas articulações.

 

Viver com dores pode tornar algumas atividades difíceis ou mesmo impossíveis. Felizmente, comer bem pode ajudar a reduzir esse problema. Converse com seu ortopedista sobre como tratar sua dor nas articulações e se as mudanças na dieta podem melhorar sua qualidade de vida. 

 

Então é hora de comer, beber e aproveitar as articulações relaxadas! E para aprofundar um pouco mais as informações além dos alimentos que podem aliviar a dor nas articulações, assista meu vídeo sobre quais exercícios também podem ser feitos para evitar dores no joelho ao correr. E não esquece de seguir meu canal no Youtube!

 

Um abraço e até a próxima!

 

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais