Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Dor no joelho: como identificar lesões

Você sabia que o joelho é uma das articulações mais fortes do corpo humano? Ele é responsável por uma série de movimentos essenciais para nossas atividades do dia a dia. Mas, ele também é vulnerável em algumas situações e, por isso, as dores podem acontecer com mais frequência. 

Muita gente associa as dores no joelho com questões de envelhecimento e desgaste da articulação. Porém existem outros fatores que devem ser observados e alguns cuidados que precisam ser tomados e até um simples movimento errado pode causar uma lesão.

Diante de um trauma ou uma dor indeterminada no joelho, o diagnóstico precoce deve ser buscado. Saber a causa do problema possibilita um tratamento mais eficaz, menos doloroso e uma recuperação mais adequada. 

Sentiu algum desconforto? No texto vamos te explicar porque é importante procurar um especialista do joelho.

O que é o joelho?

Primeiro é importante entender o que de fato é o joelho: ele é uma articulação e faz parte do sistema musculoesquelético. É formado pelos meniscos, pela cartilagem e pelos ligamentos, e é considerado a maior articulação do corpo humano. 

Além disso, o joelho é composto por quatro ossos: 

  • Fêmur (localizado na coxa)
  • Tíbia (localizada da perna) 
  • Fíbula (na parte lateral da perna)
  • Patela (na parte frontal do joelho)

Com tantas estruturas, trata-se de uma articulação extremamente complexa e tem como principal função permitir a flexão e extensão da perna em relação à coxa, além de auxiliar em atividades como saltos.

Como identificar dores e lesões? 

Por ser tão complexo e importante para a nossa movimentação no cotidiano, devemos nos atentar para qualquer sintoma, sendo a dor o mais comum.

O funcionamento do joelho pode ser alterado em casos como: traumas, lesões, desgaste ou doenças específicas. Diante de um quadro de desconforto ou dor no joelho, a primeira coisa que você deve fazer é aplicar gelo no local, pois a sua ação anti-inflamatória pode ajudar no controle da dor. 

Caso a dor persista e gere sensação de desconforto, dificuldade para movimentar, instabilidade ou falhas na articulação procure um especialista! 

O diagnóstico correto e precoce vai ajudar no tratamento e na recuperação ideal. 

Para aprofundar um pouco mais no assunto, no meu canal do Youtube dou 3 dicas muito importantes para prevenir lesões no joelho na prática esportiva. Confira:

Cuide da saúde dos seus joelhos!

O exercício é o melhor aliado para prevenção de dores. O fortalecimento dos músculos é fundamental para a estabilidade das articulações do joelho, porém é importante que os exercícios sejam feitos com acompanhamento e orientação de um profissional especializado. 

Além disso, para te ajudar a cuidar de forma correta dos seus joelhos, estou lançando uma playlist exclusiva com 8 vídeos sobre cuidados, tratamento e prevenção. 

Basta clicar no link aqui para receber no seu e-mail todo o conteúdo!

Como se preparar para provas esportivas mesmo sem saber quando elas voltam?

Estive no Webrun, maior portal de corrida de rua do Brasil, falando sobre o tema, para conferir a matéria completa, acesse o portal!  

E no meu canal do Youtube também falo sobre o tema:

Gostou do conteúdo? Para conferir mais dicas sobre dores no joelho e outros assuntos relacionados, siga o meu Instagram e acesse o meu canal no Youtube!

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais