Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Dores articulares: o que são e como tratar?

As dores articulares estão presentes na vida de muitas pessoas e nem sempre as causas são as mesmas. Existem diversos tipos que podem se manifestar de diversas formas.

Podendo ser crônicas ou agudas, inflamatórias ou mecânicas, condições secundárias ou relacionadas a alguma patologia específica.

A série de motivos que acometem as dores articulares é muito extensa e pode atingir um número grande de pessoas, independente de gênero e idade.

O que são dores articulares?

São dores nas juntas do corpo, ou seja: dores no ombro, no joelho ou nos punhos, por exemplo. Elas costumam envolver estruturas como a cápsula articular, cartilagem, ligamentos ou o tecido sinovial.

Esse tipo de dor pode estar relacionado a várias causas, entre elas: à postura, sobrepeso, entorses, artrose, artrite, doenças reumatológicas e históricos de lesões traumáticas e fraturas.

As articulações inferiores, como joelhos e tornozelos são mais frequentemente afetadas, especialmente por serem articulações que sustentam o peso do corpo, sofrendo ainda mais quando há sobrepeso ou obesidade.

Podemos classificar os tipos de dores articulares entre:

Dores agudas

São dores que surgem de forma repentina e que tem duração de algumas semanas, até 03 meses segundo alguns autores. A dor aguda pode ter a função de alertar o organismo quanto à existência de alguma patologia ou anormalidade com o organismo.

Dores crônicas

São as dores que persistem por mais tempo que as agudas, mesmo após a cicatrização de lesões, o sintoma de dor continua existindo. Nesses casos, outros processos podem atuar na perpetuação da dor, como um componente neuropático.

Dores inflamatórias

A dor inflamatória geralmente está relacionada a problemas patológicos nas articulações, sendo a mais comum a artrite reumatoide, responsável por causar inchaços nos pés e nas mãos, além de comprometimento progressivo de movimentos e deformidade da articulação.

Dores mecânicas ou traumáticas

Esse tipo de dor é mais comum em pessoas jovens e está mais relacionada a lesões em práticas de esporte ou mesmo do trabalho. Normalmente é descrita como um tipo de dor que piora com o movimento e alivia com o repouso.

Frio e dores nas articulações: entenda a relação

Explico no meu canal do Youtube, como a mudança de temperatura está relacionada com dores articulares e também dou dicas de como evitá-las.

Como é o tratamento?

O mais importante para tratar a dor articular é procurar um especialista, de forma a chegar-se a um diagnóstico da causa da dor e propor os tratamentos corretos de acordo com cada patologia.

Não faça uma automedicação! Tomar anti-inflamatórios e outros medicamentos por conta própria pode gerar efeitos colaterais e criar outros problemas para a sua saúde.

O médico especialista vai te avaliar da forma correta e tratar o problema em sua raiz.

Gostou do conteúdo? Para conferir mais dicas sobre dores articulares e outros assuntos relacionados, siga o meu Instagram e acesse o meu canal no Youtube!

Notícias Recentes

Ruptura de LCA: Tudo o que você precisa saber!

Uma das lesões mais comuns no consultório do especi...
Saiba mais

Quais as causas podem levar a artrose?

Você com certeza já ouviu falar sobre a artrose, mas você sabe o que é e quais s...
Saiba mais

Saiba tudo sobre a Condropatia Patelar

Você já ouviu falar sobre a Condropatia Patelar? O nome chama atenção de quem ap...
Saiba mais