Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

O que posso ou não fazer após prótese de joelho?

Se você colocou ou vai colocar prótese de joelho, tenho certeza que uma de suas maiores dúvidas é saber o que pode ou não fazer depois da cirurgia, certo?! Bem, quando a articulação danificada é substituída, um novo joelho é “criado” para que você possa se sentir confortável e seguro.

Mas será que ele te permite desenvolver atividades diárias e até voltar a fazer esportes? A resposta é: depende. Isso porque o programa de reabilitação é ajustado à realidade de cada paciente, sempre com o objetivo de permitir um caminhar sem dor e recuperar os movimentos necessários para assentar, andar, subir e descer escadas.

Antes de colocar prótese de joelho

Boa parte dos seus resultados vão depender do seu estilo de vida antes do procedimento cirúrgico. Ou seja, se antes você tinha uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios, sua recuperação deverá ser mais rápida e mais fácil.

Independente da sua rotina, se você vai colocar prótese de joelho, siga à risca as orientações da equipe médica. Não ponha tudo a perder por conta de preguiça ou desânimo.

Depois de colocar prótese de joelho

Logo no primeiro dia após fazer o procedimento, você já dá início à fisioterapia com técnicas e métodos que otimizam sua recuperação, a fim de tirar o máximo de rendimento da cirurgia.

Ao longo da recuperação você irá fazer vários exercícios, tanto para fortalecer os membros, quanto para restabelecer o equilíbrio e criar consciência da posição com o novo joelho. Já a quantidade de carga vai ser orientada pelo ortopedista.

Durante esse período é preciso realizar avaliações frequentes dos objetivos propostos e dos resultados obtidos, para que ajustes sejam feitos de acordo com a evolução do seu tratamento.

E os exercícios para quem colocou prótese de joelho?

A boa notícia é que, depois de avaliado e liberado pelo médico, é possível, sim, voltar a fazer atividades físicas. Mas nada de exageros! Os exercícios devem ser feitos de forma comedida. As atividades de alto impacto precisam ser evitadas para diminuir o risco de quedas e desgaste acelerado da prótese.

Entretanto, no geral os exercícios mais recomendados são:

  • Bicicleta estacionária
  • Natação
  • Golfe
  • Caminhada
  • Yoga
  • Tênis em dupla

É muito importante ter em mente que a prática de exercícios no período pós-operatório de prótese no joelho não deve visar o retorno ao esporte, mas, sim, o alívio da dor e correção de deformidades.

Alguns estudos afirmam que a volta aos esportes inclui melhoria significativa dos casos de dor, ganho de equilíbrio e força muscular, arco de movimento completo do joelho e otimização do pós-operatório.

Então, é isso. Se você tem ou terá uma prótese no joelho e quer retornar às atividades físicas, converse com seu cirurgião para que ele possa, junto com fisioterapeuta e educador físico, desenvolver o melhor cronograma de treinos para você.

ortopedista

Veja também

Reumatismo: o que é e como evitar.

Entenda mais sobre Fratura por Estresse.

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais