Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Reumatismo: o que é e como evitar

O reumatismo, na verdade, não é uma doença, mas, sim, um termo usado para determinar um grupo de mais de 100 doenças que afetam principalmente articulações, pele, sistema respiratório e gastrointestinal.

Ele é algo tão abrangente, que muitas pessoas convivem com esse problema e nem sabem. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas têm algum tipo de doença reumática.

Artrose, lúpus, tendinites, artrite reumatoide, bursite, gota, fibromialgia e osteoporose estão entre as mais comuns e podem afetar qualquer pessoa de qualquer idade.

A gota, por exemplo, é mais comum entre pessoas do sexo masculino. Já os idosos estão mais propensos a ter artrose. O reumatismo pode atingir até crianças, como no caso da artrite reumatóide juvenil.

Como evitar o reumatismo?

Infelizmente ainda não há cura para o reumatismo. Apesar disso, a boa notícia é que o reumatismo tem tratamento. Contudo, os cuidados variam conforme a doença e o estágio de evolução.

Fazer o tratamento adequado assim que os primeiros sinais se manifestam é o primeiro passo para que o progresso do problema seja impedido.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
  • dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • dores ao esticar os braços sobre a cabeça.

Outras atitudes que auxiliam e podem fazer a diferença no desenrolar do tratamento são fazer o repouso conforme recomendado pelo médico, tomar os medicamentos no horário correto e não deixar de praticar exercícios físicos.

Quando a dor articular pode ser reumatismo?

Muita gente associa qualquer dor articular ao reumatismo. Mas, primeiro é necessário entender de onde surgiu o problema: ele vem de um trauma, uma batida, uma entorse? Vem de um processo degenerativo?

Em geral, as doenças reumatológicas atingem mais de um local, como as duas mãos ou os dois joelhos, por exemplo, o que não costuma ocorrer no caso de outras doenças.

Outra característica importante é que a dor é crônica, há inflamação na articulação e inchaço contínuo ou recorrente. As crises de dor e inflamação vem e voltam e toda vez que aparecem, aumentam, ou seja, a doença é progressiva quando não tratada.

Lembre-se: quando acompanhado por especialistas, as chances de uma maior qualidade de vida aumentam. Quer saber mais sobre reumatismo? Continue me acompanhando aqui no blog e, também, em minhas redes sociais!

ortopedista

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais