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Dor ao pedalar? Veja as lesões nos joelhos que mais atrapalham ciclistas

Você é adepto do ciclismo, mas sente dor ao pedalar? Pode ser que você tenha alguma lesão no joelho, e em geral são elas que mais atrapalham os ciclistas.

 

A maioria dos ciclistas — de iniciantes a profissionais — sentirá dores nos joelhos ao pedalar em algum momento de sua carreira. Na verdade, um estudo com 116 ciclistas profissionais descobriu que 94% experimentaram algum tipo de lesão no joelho por uso excessivo dessa articulação. E 23% desses ciclistas relataram dor nos joelhos.

 

A maior parte das dores nos joelhos relacionadas ao ciclismo vem de “exageros”. Por exemplo, é quando ao pedalar, faz isso mais tempo ou com mais força do que o seu corpo está condicionado. Isso tensiona os tecidos conjuntivos, causando inflamação e dor. 

 

Porém, para falar sobre as lesões nos joelhos mais comuns e que causam dor ao pedalar, preparei o artigo a seguir. Vamos lá!

 

Como o ciclismo pode causar dor ao pedalar?

Dor no joelho após andar de bicicleta pode estar ligada a vários fatores, mas há alguns culpados comuns a serem observados. O esforço excessivo é um gatilho óbvio, embora frequentemente esquecido, de lesões. 

 

Para muitos ciclistas ávidos, o tempo de inatividade da pandemia permitiu sessões de treinamento mais difíceis, o que nem sempre o torna mais forte. Por exemplo, à medida que empurramos os pedais da bicicleta, as estruturas do joelho captam e transmitem a força dos músculos. Quanto mais pressionamos os pedais, mais força essas estruturas precisam suportar.

 

Ciclistas iniciantes, cujas pernas ainda não estão condicionadas ao movimento vigoroso do esporte, devem, portanto, ter um cuidado especial.

 

Se de repente fizermos um ciclo muito mais longo do que o normal ou andarmos de bicicleta com muito mais frequência do que o normal todas as semanas, isso pode ser um choque para os tecidos moles e articulações do joelho e eles podem ficar inflamados.

 

Uma configuração inadequada da bicicleta também pode causar dor ao pedalar. 

 

Qual é a origem da minha dor no joelho de ciclismo?

A maior parte da dor no joelho no ciclismo resulta de uma condição conhecida como síndrome da dor patelofemoral ou condromalácia patelar. 

 

Essa condição é comumente causada pelo uso excessivo dos joelhos, o que é bastante comum em ciclistas. O desalinhamento da rótula também pode causar ou agravar os problemas. 

 

Ela ocorre quando a cartilagem lisa que permite que o fêmur e a rótula deslizem suavemente um sobre o outro fica irritada ou danificada e começa a se deteriorar. A cartilagem pode amolecer, descamar ou formar bolhas, resultando em dor e inflamação.

 

Síndrome da banda iliotibial

A síndrome da banda iliotibial (SABI) ocorre quando a banda fica irritada, inflamada e tensa. O atrito excessivo da banda sobre o tubérculo tibial (proeminência óssea na parte externa do joelho) é uma causa comum de irritação que leva à inflamação do tendão, rigidez na parte externa da perna e dor no joelho. Além da dor no joelho, também pode ocorrer dor no quadril.

 

A dor lateral no joelho dos ciclistas é frequentemente causada pela síndrome da banda iliotibial. Uma vez que a inflamação na SABI é reduzida e a cura começa, o tecido cicatricial começa a se desenvolver no trato iliotibial. 

 

Esse tecido cicatricial é duro e inflexível e impede que os músculos presos à faixa iliotibial se movam suavemente. Isso causará mais dor no joelho e a tensão geralmente é sentida no quadril (na parte superior do trato iliotibial) e desce pela perna até o joelho.

 

Os sintomas de SABI incluem dor na parte externa do joelho que se desenvolve durante o ciclismo e diminui logo após o término. Essa dor eventualmente se torna mais constante e é perceptível ao realizar outras atividades, como correr, caminhar e subir ou descer escadas. 

 

Por isso, à medida que a banda iliotibial fica mais tensa, ocorrerá rigidez no quadril e na parte externa da coxa. Após a atividade, a dor e o inchaço ao redor do joelho geralmente pioram.

 

Por exemplo, se esses sintomas se tornarem crônicos, os músculos do quadríceps enfraquecidos podem fazer com que a perna ceda, ocasionando mais lesões no joelho ou na perna.

 

LEIA TAMBÉM>>> Quais alimentos podem aliviar a dor nas articulações?

 

E como prevenir a dor nos joelhos?

Ou seja, o que você faz na bicicleta também ajuda muito a promover ou aliviar a dor no joelho. Aqui estão algumas dicas para garantir que sua experiência sobre a bicicleta seja sempre a melhor.

 

Aquecimento

Assim como na maioria dos esportes, um pequeno aquecimento para o sangue fluir e preparar os músculos é uma boa ideia. Como regra geral, tente pelo menos 15 minutos de giro moderado antes de aumentar a intensidade ou subir morros.

 

Use a técnica

Assista ao vídeo dos profissionais em ação e você notará seus toques rápidos e fluidos. Experimente este exercício para melhorar seu curso do pedal. Assim, na próxima vez que escalar alguma subida, use uma marcha pelo menos dois dentes abaixo. Essa cadência mais alta é mais fácil para as articulações. Pense em fazer círculos redondos enquanto pedala, não ovais.

 

Aumente a quilometragem gradualmente

Sua primeira viagem após a entressafra da pandemia não deve durar cinco horas. Em vez disso, comece com uma quilometragem menor e aumente lentamente, aumentando sua quilometragem total em não mais do que 10% a cada semana.

 

Cuidado com as mudanças

Seu corpo gosta de consistência, então quando você altera o equipamento, seus joelhos costumam protestar. Quer compre uma nova bicicleta, novos tênis, novos pedais ou mude a altura do selim, comece com calma para ter tempo para se adaptar.

 

Faça um ajuste de bicicleta 

Mas, se a dor no joelho persistir, considere fazer um ajuste profissional de bicicleta. E não, não estamos falando sobre quando um vendedor define a altura do selim no momento da compra. 

 

Em primeiro lugar, um ajuste profissional de bicicleta deve ser uma experiência profunda com um montador profissionalmente treinado que inclui um processo de entrevista, e medições e ajustes na bicicleta. Sim, é um investimento, mas vale a pena pedalar sem dor. Pode acabar sendo o melhor dinheiro que você já gastou em seu hábito de andar de bicicleta.

 

Volte com calma

Portanto, a dor ao pedalar pode ser bastante comum entre os ciclistas, muito mais pelo uso frequente da articulação e pela falta de cuidado. Dessa forma, ajustes básicos podem trazer resultados fantásticos e permitir que você desfrute desse esporte da melhor forma possível.

 

No entanto, se tiver sofrido uma lesão no joelho, o ideal é seguir todas as orientações de seu ortopedista antes de voltar a pedalar. Por isso, recomendo ainda a leitura do meu ebook sobre todos os passos para o retorno ao esporte após uma lesão no joelho. Clique aqui e baixe agora mesmo.

 

E caso sinta dor ao pedalar, procure um médico. Insistir pode agravar uma lesão!

 

Forte abraço!

 

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