Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Cuidados para fazer exercício físico sem se machucar

Se você é um entusiasta da prática esportiva, deve também buscar informações sobre os cuidados para fazer exercício físico sem se machucar, certo?

 

Afinal de contas, provavelmente já se machucou em um ponto ou outro. Quer seja causado por esforço excessivo durante um treino ou por um acidente infeliz fora da academia, não é nada divertido desistir de algo que o faz se sentir tão bem.

 

Na maioria das vezes, uma dor surge quando ainda não conhecemos direito nosso corpo, ou insistimos em ultrapassar os limites. E se não observada, pode se tornar em um grave problema.

 

Para falar sobre os cuidados que devem ser observados ao fazer exercícios sem se machucar, preparei este artigo. Vamos lá!

 

Cuidados com o excesso

Uma lesão durante o exercício físico pode acontecer a qualquer pessoa. E não importa sua experiência ou nível de condicionamento físico. Até caminhar pode causar ferimentos.

 

Mas você pode reduzir significativamente o risco de se machucar, seguindo certas precauções durante o treino.

 

Lesões mais comuns

As pessoas se machucam de todas as maneiras quando se exercitam. Lesões comuns incluem:

 

  • Flexão e tensão muscular
  • Tornozelo torcido
  • Lesão no ombro
  • Lesões no joelho
  • Lesões no tornozelo
  • Tendinite
  • Torção ou luxação de pulso

 

Como fazer exercício físico sem se machucar?

Existem etapas simples que podem ajudar a mantê-lo livre de lesões durante seus exercícios físicos. 

 

Mas, primeiro, preste atenção a esta regra geral. Antes de iniciar qualquer atividade física mais intensa, um check-up com seu médico é indicada. Então você terá certeza de que está saudável o suficiente para malhar. 

 

Feito isso, aqui estão os cuidados para evitar lesões:

 

Aquecimento e relaxamento

Cada treino deve começar com um aquecimento e terminar com um período de desaquecimento. O aquecimento ajuda o corpo a se preparar para o exercício. Aumenta gradualmente a frequência cardíaca e relaxa os músculos e as articulações. 

 

Um relaxamento após o treino é importante para trazer lentamente sua frequência cardíaca de volta ao normal. Caminhar por 5 a 10 minutos após o treino é uma maneira de se acalmar.

 

Alongamento

Faça alongamento dinâmico antes e depois do treino. Isso ajudará a aumentar a flexibilidade. As pesquisas são conflitantes quanto à possibilidade de ajudar a prevenir lesões. É melhor alongar depois de aquecer e esfriar.

 

Vá devagar

Ao iniciar uma rotina de exercícios ou iniciar um novo programa de exercícios, comece devagar. Em seguida, aumente gradualmente a intensidade, duração e frequência. Conforme suas habilidades físicas aumentam, você será capaz de se desafiar mais.

 

Varie seu treino

Não abuse de um conjunto de músculos. Repetir os mesmos movimentos musculares com frequência pode levar ao uso excessivo e lesões de uso repetitivo. Elas incluem dores e tendinite. 

 

Ouça seu corpo

A filosofia no gain, no pain (sem dor, sem ganho) pode prepará-lo para uma lesão. Você pode entrar em forma sem sentir dor. Não se force ao ponto da dor. Se sentir dor, você pode se machucar. Pare o treino e descanse por um dia.

 

Abasteça seu corpo

Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios físicos.  Ao manter seu corpo hidratado, você também está se cuidando para fazer exercícios físicos sem se machucar.

 

Vista-se bem

Use o equipamento adequado para a sua atividade. Se você é um corredor, use um bom par de tênis que se encaixem perfeitamente. Se você é um ciclista, sempre use um capacete.

 

Descanse

Tire 1 a 2 dias de folga por semana para descansar. Os dias de descanso dão ao seu corpo uma chance de se recuperar entre os treinos. Isso pode ajudar a prevenir lesões.

 

Aproveite sempre o melhor

Com toda a certeza, os exercícios físicos são essenciais para nosso condicionamento físico e melhor qualidade de vida. E quando nos machucamos, temos que interromper essa sequência. Dependendo da gravidade da lesão, isso pode ser dias, semanas ou mesmo meses.

 

Por isso, a melhor opção é sempre o cuidado!

 

Portanto, se seguir as dicas que elenquei acima, você poderá aproveitar cada momento. Então, se gostou do artigo sobre exercício físico sem se machucar, me siga nas redes sociais. No Facebook, Instagram e Youtube estou compartilhando sempre informações úteis para você!

 

Forte abraço!

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais