Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Crossfit e as lesões no joelho

Lesões do joelho no Crossfit são tão comuns assim? Quando alguém fala desse esporte, a maioria das pessoas já pensa que o treino de crossfit causa várias lesões no joelho e em outras articulações. Muita gente usa o crossfit para emagrecer enquanto outras pessoas buscam o desafio que a prática oferece. Mas a verdade é que ele acaba sendo uma atividade completa, que trabalha tanto a parte aeróbica quanto o ganho de mobilidade e de força muscular.

Diversos estudos científicos já comprovaram que, comparados a outros esportes, como futebol, corrida e ginástica, o número de lesões no crossfit por hora praticada é muito menor. E no texto de hoje eu te explico o porquê.

Como treinar sem dor?

A prática do crossfit em si não lesiona. Mas praticantes com um preparo físico inadequado ou que não utilizam as técnicas corretas têm maior risco de se lesionarem.

Antes de começar a pegar cargas altas ou fazer inúmeras repetições do exercício, é preciso, primeiramente, dominar os padrões do movimento e desenvolver força e flexibilidade. Assim, suas articulações não serão sobrecarregadas e o aluno consegue evoluir e fazer exercícios e treinos com cargas mais elevadas sem a presença de dor.

Como evitar lesões no crossfit?

O ideal, antes de fazer a matrícula, é pesquisar um box licenciado (como são chamadas as academias de crossfit) e que tenha instrutores capacitados e treinados. O segredo é começar aos poucos, preparando seu corpo. Ao aperfeiçoar a mobilidade, por exemplo, você assegura a plenitude de movimento, diminuindo possíveis sobrecargas por compensação.

Já o fortalecimento da musculatura é essencial para que a região das articulações esteja sempre protegida e suporte a alta intensidade dos treinos.

crossfit e lesãoLesão no joelho e Crossfit

Se você sentir dor, desconforto ou dificuldade para algum tipo de movimento no treino, converse com o instrutor e procure a orientação especializada de um médico. Se a dor persistir muitos dias ou é recorrente em cada treino ou exercício específico, deve-se interromper a atividade e investigar a causa da dor.

Relevante ressaltar a importância de procurar um médico habituado a lidar com lesões relacionadas ao esporte, uma vez que esse profissional conhece a atividade e suas particularidades. Ou seja, ele não costuma tirar o praticante da atividade sem uma real necessidade.

Após o diagnóstico e início do tratamento adequado, um novo plano de treinamento deve ser traçado pelo coach, porém respeitando os limites do aluno e as orientações do médico e do fisioterapeuta que estejam assistindo o paciente.

Se você pretende fazer crossfit, lembre-se que a prática da modalidade exige cuidado e atenção e, antes de iniciar, procure especialistas que possam fazer uma avaliação completa das suas condições físicas. E se você já pratica o esporte, tome todos os cuidados necessários para evitar lesões: muita atenção na postura e na carga durante os movimentos. Respeite os limites do seu corpo e bom treino!

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais