Lesões do joelho no Crossfit são tão comuns assim? Quando alguém fala desse esporte, a maioria das pessoas já pensa que o treino de crossfit causa várias lesões no joelho e em outras articulações. Muita gente usa o crossfit para emagrecer enquanto outras pessoas buscam o desafio que a prática oferece. Mas a verdade é que ele acaba sendo uma atividade completa, que trabalha tanto a parte aeróbica quanto o ganho de mobilidade e de força muscular.
Diversos estudos científicos já comprovaram que, comparados a outros esportes, como futebol, corrida e ginástica, o número de lesões no crossfit por hora praticada é muito menor. E no texto de hoje eu te explico o porquê.
A prática do crossfit em si não lesiona. Mas praticantes com um preparo físico inadequado ou que não utilizam as técnicas corretas têm maior risco de se lesionarem.
Antes de começar a pegar cargas altas ou fazer inúmeras repetições do exercício, é preciso, primeiramente, dominar os padrões do movimento e desenvolver força e flexibilidade. Assim, suas articulações não serão sobrecarregadas e o aluno consegue evoluir e fazer exercícios e treinos com cargas mais elevadas sem a presença de dor.
O ideal, antes de fazer a matrícula, é pesquisar um box licenciado (como são chamadas as academias de crossfit) e que tenha instrutores capacitados e treinados. O segredo é começar aos poucos, preparando seu corpo. Ao aperfeiçoar a mobilidade, por exemplo, você assegura a plenitude de movimento, diminuindo possíveis sobrecargas por compensação.
Já o fortalecimento da musculatura é essencial para que a região das articulações esteja sempre protegida e suporte a alta intensidade dos treinos.
Se você sentir dor, desconforto ou dificuldade para algum tipo de movimento no treino, converse com o instrutor e procure a orientação especializada de um médico. Se a dor persistir muitos dias ou é recorrente em cada treino ou exercício específico, deve-se interromper a atividade e investigar a causa da dor.
Relevante ressaltar a importância de procurar um médico habituado a lidar com lesões relacionadas ao esporte, uma vez que esse profissional conhece a atividade e suas particularidades. Ou seja, ele não costuma tirar o praticante da atividade sem uma real necessidade.
Após o diagnóstico e início do tratamento adequado, um novo plano de treinamento deve ser traçado pelo coach, porém respeitando os limites do aluno e as orientações do médico e do fisioterapeuta que estejam assistindo o paciente.
Se você pretende fazer crossfit, lembre-se que a prática da modalidade exige cuidado e atenção e, antes de iniciar, procure especialistas que possam fazer uma avaliação completa das suas condições físicas. E se você já pratica o esporte, tome todos os cuidados necessários para evitar lesões: muita atenção na postura e na carga durante os movimentos. Respeite os limites do seu corpo e bom treino!