Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Como proteger e fortalecer o joelho

Esforço físico exagerado, microtraumas de repetição e a idade são fatores associados à  deterioração das articulações. Para isso, é essencial proteger e fortalecê-las, e algumas dicas são importantes para que elas se mantenham saudáveis, especialmente os joelhos.

O fortalecimento muscular é uma das melhores formas de proteger os joelhos, prevenir dores futuras e diminuir o risco de problemas como condromalácia patelar, rupturas de ligamentos, lesões do menisco, tendinite patelar e outros que podem levar até a uma cirurgia no joelho.

Em primeiro lugar, ter um bom condicionamento físico geral, um peso corporal adequado e trabalhar sua flexibilidade são fatores que ajudarão a poupar os joelhos na hora de praticar alguma atividade física ou mesmo para atividades do cotidiano, seja em casa ou no trabalho.

Outra dica importante é trabalhar a mobilidade das articulações do quadril e do tornozelo. Isso vai ajudar a distribuir melhor a força durante o movimento, evitando a sobrecarga nos joelhos.

E tenha cuidado! Treinos muito intensos e/ou com frequência exagerada podem levar à lesões por sobrecarga e até a casos de fraturas por estresse. #aconteceucomigo, lembra?! Comece aos poucos e procure a ajuda de profissionais como educadores físicos, fisioterapeutas ou até mesmo um médico do esporte.

Além desses fatores, ter uma boa postura não só na hora de praticar atividades físicas, como também, nos movimentos do dia a dia, é outro fator que ajuda, e muito, a proteger os joelhos e evitar lesões.

Como fortalecer os joelhos?

Fortalecer adequadamente, de acordo com a necessidade individual de cada pessoa e com a orientação profissional adequada é fundamental, pois existem exercícios específicos para o joelho que ajudam a deixar a região mais forte. Mas, para todas as pessoas, especialmente iniciantes, existem exercícios que podem ser feitos em qualquer local. Confira nesse vídeo com o educador físico Jone Loures 3 exemplos simples que você pode fazer em casa e que irão ajudar a evitar problemas.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Por fim, é importante lembrar que, principalmente para quem pratica esportes, as dores no joelho e nas articulações são frequentes, mas nem sempre aceitáveis ou normais. Se as dores forem muito frequentes ou muito intensas, precisam de atenção e avaliação médica especializada.

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais