O joelho é a maior articulação do corpo humano. É bastante vulnerável e sujeito a lesões que podem trazer diversos problemas e limitações. Ele é composto de ossos, ligamentos, tendões, cartilagem e bolsas, além de líquido sinovial.
Certamente você já viu atletas na televisão afastados do esporte por lesões no joelho ou mesmo já vivenciou, com você ou algum amigo, uma situação de problema nesta articulação. Diversas podem ser as causas de lesões – uma entorse no futebol, um golpe de jiu-jitsu, uma queda de moto ou bicicleta, sobrecarga por treinos ou mesmo lesões decorrentes de situações cotidianas.
Uma vez lesionado, um dos principais sintomas é a dor. Esta pode aparecer imediatamente após uma lesão traumática ou ainda surgir tardiamente, com o passar dos dias ou semanas. Atentar para este sintoma e respeitar este sinal de alerta dado pelo corpo é fundamental para preservar a saúde dos joelhos. Um profissional ortopedista, preferencialmente um cirurgião de joelho, deve ser prontamente consultado de maneira a dar o diagnóstico correto da possível lesão e também iniciar as condutas terapêuticas adequadas para pleno restabelecimento articular
Mas, tão importante quanto tratar uma possível lesão é preveni-la. Para isto algumas dicas são valiosas:
Por fim, não espere seus joelhos reclamarem para começar a cuidar com carinho deles.
(Por Dr. Samuel Lopes – 07/10/2016)