Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Cuidando da saúde dos joelhos

O joelho é a maior articulação do corpo humano. É bastante vulnerável e sujeito a lesões que podem trazer diversos problemas e limitações. Ele é composto de ossos, ligamentos, tendões, cartilagem e bolsas, além de líquido sinovial.

Certamente você já viu atletas na televisão afastados do esporte por lesões no joelho ou mesmo já vivenciou, com você ou algum amigo, uma situação de problema nesta articulação. Diversas podem ser as causas de lesões – uma entorse no futebol, um golpe de jiu-jitsu, uma queda de moto ou bicicleta, sobrecarga por treinos ou mesmo lesões decorrentes de situações cotidianas.

Uma vez lesionado, um dos principais sintomas é a dor. Esta pode aparecer imediatamente após uma lesão traumática ou ainda surgir tardiamente, com o passar dos dias ou semanas. Atentar para este sintoma e respeitar este sinal de alerta dado pelo corpo é fundamental para preservar a saúde dos joelhos. Um profissional ortopedista, preferencialmente um cirurgião de joelho, deve ser prontamente consultado de maneira a dar o diagnóstico correto da possível lesão e também iniciar as condutas terapêuticas adequadas para pleno restabelecimento articular

Mas, tão importante quanto tratar uma possível lesão é preveni-la. Para isto algumas dicas são valiosas:

  • Pratique esportes: A atividade física fortalece os músculos ao redor do joelho, que atuam como protetores da articulação. Músculos destreinados e enfraquecidos podem predispor a lesões por sobrecarga em tendões e na cartilagem.
  • Respeite seus limites: Pessoas que iniciam atividade física ou colocam metas altas para determinadas provas ou competições muitas vezes exageram na carga de treino e levam a articulação do joelho a trabalhar acima de sua capacidade fisiológica, levando à fadiga e a lesões.
  • Mantenha o peso ideal: Peso acima do ideal gera sobrecarga na articulação, podendo contribuir para situações de desgaste articular futuro, como a artrose. O impacto do peso corporal sobre o joelho pode ser multiplicado por 4 a 5 vezes, dependendo da situação. Exercícios e orientação nutricional são os principais meios de se ajustar o peso corporal.
  • Peça orientação profissional: Ter sempre profissionais de referência acompanhando os treinos traz mais segurança aos praticantes de qualquer atividade física. Faz muita diferença, tanto no desempenho quanto na prevenção de lesões, ter um educador físico acompanhando os treinamentos. Este profissional sabe orientar o treino correto, corrigir imperfeições de mecânica esportiva e adequar a progressão dos treinos segundo a evolução de cada um e também segundo os objetivos e competições.

Por fim, não espere seus joelhos reclamarem para começar a cuidar com carinho deles.

(Por Dr. Samuel Lopes – 07/10/2016)

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais