Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

 

Não importa se você é um atleta de elite, ou um guerreiro de final de semana, em algum momento já deve ter se machucado. E entender porque as lesões de joelho no esporte acontecem é fundamental.

 

Além do joelho, lesões esportivas comuns incluem entorses, distensões, músculos inchados, dores nas canelas, lesões do manguito rotador, fraturas e luxações. 

 

Algumas são lesões leves, enquanto outras são bastante graves e que podem requerer até mesmo intervenção cirúrgica. Estar atento aos sinais que o corpo dá é a primeira dica que apresento nesse artigo. As demais, você pode conferir abaixo!

 

As lesões esportivas

Lesões esportivas normalmente se enquadram em duas categorias, agudas ou crônicas. Elas podem ser o resultado de impacto direto, carga (colocando mais força em uma articulação do que ela pode suportar) ou uso excessivo.

 

Uma lesão aguda é o resultado de um incidente ou acidente que resulta em sintomas perceptíveis. Por exemplo, um escorregão, queda, agarramento ou colisão pode resultar em uma lesão aguda. 

 

Embora alguns acidentes sejam apenas parte da prática de esportes, outros podem ser evitados com o uso de equipamentos e equipamentos adequados e praticando esportes em condições seguras. Por exemplo, jogar futebol na grama molhada pode causar escorregões e quedas.

 

Uma lesão crônica é de longo prazo. Pode começar como uma lesão aguda que não cicatriza completamente. Mas também pode ser causada por uso excessivo ou forma inadequada. Muitos atletas jogam com dor, o que pode causar lesões crônicas.

 

Lesões de joelho no esporte

O joelho é composto de uma variedade de estruturas importantes, incluindo ossos, ligamentos, cartilagem e tendões. Quando alguma dessas estruturas é lesada, seja por meio de esportes ou qualquer tipo de acidente, pode causar dor e inchaço de leves a intensos.

 

As lesões de joelho durante a prática esportiva são comuns quando alguns cuidados básicos não são tomados. 

 

Por exemplo, é muito comum no futebol sofrer lesões nos joelhos, seja por um golpe duro, uma queda feia ou por resistir a ser derrubado. O LCA (ligamento cruzado anterior) e o LCP (ligamento cruzado posterior), foram um “X” no joelho e apresentam alto risco de lesão no futebol.

 

O menisco é uma estrutura que fica entre o fêmur e a tíbia e atua como um amortecedor. Uma ruptura meniscal é outra lesão comum no futebol, e ocorre quando o joelho é torcido demais, o que é comum quando o pé fica plantado, mas o corpo do jogador é girado com força.

 

A ruptura do LCA também ocorrer em esportes nos quais você muda de direção abruptamente ou para de repente. Parando, iniciando e mudando o ritmo rapidamente, como é o caso do basquete.

 

Por exemplo, uma ruptura meniscal também é comum no basquete, tênis, handball, dentre outros esportes, e ocorre quando o joelho é torcido demais, o que pode resultar de uma aterrissagem forçada. 

 

Às vezes vemos isso quando o pé de um jogador pousa em cima do pé de outro, causando uma distribuição desequilibrada de peso.

 

Leia também::: A importância do acompanhamento de um especialista em joelho pelos atletas

 

Como tratar uma lesão no joelho

Quando ocorre uma lesão no joelho, é melhor iniciar imediatamente um tratamento que consiste em repouso, gelo, compressão suave e elevação. 

 

Algumas lesões mais leve nos joelhos melhoram em pouco tempo, quando os devidos cuidados são tomados. 

 

Porém, dependendo da gravidade da lesão, especialmente se uma lesão do menisco ou ruptura do LCA ou de algum tendão estiver envolvida, você pode precisar de um ortopedista se tiver algum dos seguintes:

 

  • Dor forte
  • Mancar ao caminhar
  • Um barulho de estouro
  • Instabilidade no joelho
  • Inchaço no joelho

 

Esses sinais indicam que algo mais grave ocorreu ao joelho. Dessa maneira, quando isso ocorre, podem ser necessários alguns exames de imagem para determinar o tipo e grau da lesão. E com base nos resultados, o médico ortopedista indicará o melhor tratamento.

 

Como prevenir lesões no joelho?

O aquecimento faz parte de qualquer esporte e também ajuda a evitar lesões no joelho. A principal função do aquecimento é preparar seu corpo para uma atividade mais intensa.

 

Além disso, para evitar lesões do joelho no esporte, siga essas dicas:

 

Mantenha seu peso

Além disso, peso extra pode aumentar suas chances de desenvolver osteoartrite. Dessa forma, mantenha um peso adequado ao seu tamanho e idade para diminuir o estresse nos joelhos e evitar maiores chances de lesões.

 

Use tênis com um bom ajuste

Isso o ajudará a manter o alinhamento e o equilíbrio adequados das pernas, evitando lesões nos joelhos.

 

Fortaleça sua musculatura

Além disso, fortaleça os músculos das pernas para melhor apoiar os joelhos e evitar lesões ao treinar com mais intensidade. Mas certifique-se de consultar primeiro um especialista.

 

Aproveite o melhor

Ao longo dos anos já tratei inúmeras lesões do joelho sofridas em decorrência do esporte, tanto de atletas profissionais como de amadores. E digo: ninguém quer isso para sua vida.

 

Por isso, recomendo que todo esporte seja feito sempre com segurança, preparo e disciplina. Mas querer ir além do seu próprio condicionamento pode representar uma lesão séria no joelho.

 

Infelizmente ninguém está imune a uma lesão do joelho no esporte. Mas com os cuidados certos, elas podem ser evitadas. Esperto que tenha gostado do artigo, e para mais dicas e informações, assine minha newsletter!

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais