Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Dor no joelho ao subir escada? A culpa pode ser do sobrepeso

Você já sentiu uma dor no joelho ao subir escada? Ela pode ser resultado dos quilinhos a mais que você está levando junto ao corpo!

 

Uma das queixas mais frequentes de dor no joelho que recebo aqui no consultório é ao subir e descer escadas. Portanto, embora subir escadas seja — sem dúvida — um ótimo exercício para a sua saúde geral, coloca muito estresse nos joelhos, especialmente ao descer. 

 

Para entender um pouco mais sobre essa dor, e como o sobrepeso pode estar afetando seus joelhos, confira que preparei a seguir!

 

Anatomia do joelho 

Seu joelho une quatro ossos: o fêmur, a tíbia, a patela (ou rótula) e a fíbula. A tíbia e a fíbula se conectam abaixo da articulação do joelho, o fêmur se conecta acima da articulação do joelho e a patela repousa sobre o fêmur e a cartilagem de conexão. 

 

Esses ossos são, por sua vez, sustentados por ligamentos e músculos que trabalham para manter o joelho estável e móvel ao mesmo tempo. Dessa forma, você consegue ter a movimentação necessária ao caminhar, correr, e subir escadas.

 

Quando você dobra a perna para subir ou descer escadas, a patela desliza sobre o fêmur. Em um joelho saudável, a cartilagem articular mantém a rótula estável e amortecida e fornece lubrificação para a articulação do joelho. 

 

Por exemplo, se sentir dor no joelho ao subir escada, é provável que a cartilagem esteja danificada de forma que a rótula deslize para fora da posição, causando dor e desconforto. E o responsável por esse desgaste pode ser o excesso de peso corporal.

 

LEIA TAMBÉM>>> Cuidados no pré e pós-operatório da cirurgia no joelho

 

O sobrepeso como responsável pela dor

Muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade sentem dor nos joelhos. Em muitos casos, perder peso pode ajudar a reduzir a dor e diminuir o risco de osteoartrite. 

 

De acordo com um estudo, 3,7% das pessoas com peso saudável (IMC 18,5 a 25) têm osteoartrite do joelho. Por outro lado, 19,5% das pessoas com obesidade grau 2 ou um IMC de 35–39,9 sofrem com o problema nos joelhos.

 

Ter peso adicional aumenta a pressão sobre os joelhos. Da mesma forma, pode resultar em dor crônica e outras complicações, incluindo a osteoartrite. A inflamação também pode desempenhar um papel preponderante na dor.

 

Por isso, manter um peso saudável tem muitos benefícios para a saúde, incluindo:

 

  • Alivia a pressão sobre os joelhos
  • Reduz a inflamação das articulações
  • Diminui o risco de várias doenças

 

Para pessoas com excesso de peso, cada quilo perdido pode reduzir a carga na articulação do joelho em 1,81 kg.

 

Isso significa que se você perder 10 kg, haverá 18,14 kg a menos de peso para os joelhos suportarem. Ou seja, menos pressão significa menos desgaste nos joelhos e menor risco de osteoartrite.

 

Vida saudável = sem dor no joelho ao subir escada

 

Pode parecer redundante de minha parte, mas os benefícios de um estilo de vida saudável são inúmeros. Ou seja, além daqueles já conhecidos, como melhor qualidade de vida, menos risco de doenças cardiovasculares, entre outros, ele também evita que suas articulações sofram com esse peso extra que carregam.

 

Por isso, se você sente dor no joelho ao subir escada, o culpado pode ser o sobrepeso. Mas, é recomendado sempre buscar orientação de um médico ortopedista para avaliar se não há nada mais envolvido. 

 

O que achou do artigo sobre dor no joelho ao subir escadas? Portanto, se tiver alguma dúvida, pode me mandar uma mensagem nos comentários. Será um prazer responder! E não deixe de me seguir nas redes sociais. No Youtube, Facebook e Instagram estou sempre compartilhando dicas importantes!

 

Um abraço!

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais