Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Quais as causas podem levar a artrose?

Você com certeza já ouviu falar sobre a artrose, mas você sabe o que é e quais são as suas causas?

Estamos falando de uma doença que acomete cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Artrose resulta em uma das 5 principais causas da redução de qualidade de vida no país.

A patologia está diretamente ligada a saúde do seu joelho, e neste texto vou te explicar de forma clara, o que é a artrose, suas causas e como prevenir.

Para iniciar, vamos definir o que é a artrose: trata-se de uma doença articular degenerativa que prejudica as articulações, principalmente das mãos, quadris, joelhos e também da região lombar.

O desgaste da cartilagem que reveste os ossos, causado pela patologia, danifica as estruturas internas da articulação, gerando um processo degenerativo e inflamatório progressivo, que leva a prejudicar os movimentos do paciente.

A cartilagem é um componente importante do corpo: um tecido firme extremamente importante para as extremidades e junções dos ossos, e é exatamente essa estrutura que é acometida na artrose, promovendo dores e desconfortos para os pacientes além de comprometimento de atividades cotidianas bem como as relacionadas ao trabalho ou esportes.

Tipos de artrose

A artrose pode ser classificada como primária ou secundária, de acordo com sua causa:

Artrose primária

A sua causa é natural, ou idiopática, e ocorre por um processo degenerativo intrínseco da articulação. Fatores como o envelhecimento e o uso excessivo das articulações podem ser contribuintes como causadores.

Artrose secundária

O segundo tipo está associado a doenças e/ou condições que prejudicam de forma direta as articulações.

Entre as principais causas podemos listar: fraturas articulares e traumas prévios nas articulações, deformidades ósseas e do membro, obesidade e algumas patologias inflamatórias, com destaque para a artrite reumatoide.

Curiosidades sobre a doença:

No meu Instagram falei sobre as diferenças e semelhantes entre Artrose e Artrite e também listei algumas curiosidades, você confere uma prévia aqui e o conteúdo completo clicando na imagem!

Quais fatores de risco podem levar à artrose ou piorar sua gravidade?

Existem inúmeros fatores de riscos para a doença entre eles, podendo-se destacar como principais:

  • Idade
  • Obesidade
  • Lesões articulares
  • Deformidades ósseas e angulares dos membros
  • Trabalhos e atividades que geram esforços repetitivos das articulações

No meu canal do youtube preparei um vídeo especial sobre a doença, onde explico com mais detalhes todas as causas e também comento sobre os tratamentos, dê o play e confira:

Como identificar as dores articulares?

As dores articulares estão presentes na vida de muitas pessoas e nem sempre as causas são as mesmas. Uma das mais frequentes pode ser a artrose porém existem diversos tipos que podem se manifestar de variadas formas. Tenho um texto dedicado ao assunto, quer saber mais? Clique no link e confira:

https://drsamuellopes.com.br/dores-articulares-o-que-sao-e-como-tratar/

Gostou do conteúdo? Para conferir mais dicas sobre artrose, dores articulares e outros assuntos relacionados, siga o meu Instagram e acesse o meu canal no Youtube!

Notícias Recentes

Ruptura de LCA: Tudo o que você precisa saber!

Uma das lesões mais comuns no consultório do especi...
Saiba mais

Quais as causas podem levar a artrose?

Você com certeza já ouviu falar sobre a artrose, mas você sabe o que é e quais s...
Saiba mais

Saiba tudo sobre a Condropatia Patelar

Você já ouviu falar sobre a Condropatia Patelar? O nome chama atenção de quem ap...
Saiba mais