Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Obesidade X Cirurgia no Joelho

O que um número na balança tem a ver com seu joelho? Na verdade, tudo! Sim. O seu peso influencia (e muito) na saúde de seu joelho. Inclusive, a obesidade é um dos fatores mais associados às lesões e às cirurgias no joelho.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso saudável. O aumento do peso corporal acaba sobrecarregando as articulações, gerando um estresse e desgaste das mesmas, nos membros inferiores.

O grande problema é que essa sobrecarga acaba ocasionando a deterioração, aumentando o risco de lesões degenerativas como a artrose, uma das principais causas de cirurgia de substituição de joelho, e também aumentando o risco de lesões traumáticas como entorses, que podem lesionar meniscos, ligamentos ou a cartilagem do joelho.

Há também risco de alterações metabólicas que, em conjunto com outros fatores, podem desencadear a síndrome metabólica, responsável por doenças como:

  • infarto
  • AVC
  • hipertensão
  • diabetes

Outros problemas relacionados ao sobrepeso e que podem comprometer a saúde e qualidade de vida são os posturais como dores na coluna lombar, fascite plantar, dentre outros.

Vida saudável X Cirurgia

Muitos casos de dor associada à obesidade podem ser resolvidos com uma mudança nos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios. Tudo com a orientação de profissionais qualificados, claro.

O mais impressionante é que, não raramente, os pacientes preferem fazer uma operação, como a cirurgia bariátrica, a adotar um estilo de vida mais saudável. Mas este é o caminho mais arriscado e o processo de recuperação pode ser longo.

Por isso, eu sempre lembro aos meus pacientes que, antes de mais nada, é necessária uma avaliação médica, de preferência, associada com um fisioterapeuta, um nutricionista e um educador físico, para que juntos, possamos definir qual a melhor opção para tratar a dor ou alguma lesão no joelho.

Afinal o objetivo é garantir a sua saúde integral, da forma mais natural possível, sem que seja necessária a intervenção cirúrgica.

E se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos de ortopedia e cirurgia do joelho, fique ligado nas minhas redes sociais!

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais