Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Obesidade X Cirurgia no Joelho

O que um número na balança tem a ver com seu joelho? Na verdade, tudo! Sim. O seu peso influencia (e muito) na saúde de seu joelho. Inclusive, a obesidade é um dos fatores mais associados às lesões e às cirurgias no joelho.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso saudável. O aumento do peso corporal acaba sobrecarregando as articulações, gerando um estresse e desgaste das mesmas, nos membros inferiores.

O grande problema é que essa sobrecarga acaba ocasionando a deterioração, aumentando o risco de lesões degenerativas como a artrose, uma das principais causas de cirurgia de substituição de joelho, e também aumentando o risco de lesões traumáticas como entorses, que podem lesionar meniscos, ligamentos ou a cartilagem do joelho.

Há também risco de alterações metabólicas que, em conjunto com outros fatores, podem desencadear a síndrome metabólica, responsável por doenças como:

  • infarto
  • AVC
  • hipertensão
  • diabetes

Outros problemas relacionados ao sobrepeso e que podem comprometer a saúde e qualidade de vida são os posturais como dores na coluna lombar, fascite plantar, dentre outros.

Vida saudável X Cirurgia

Muitos casos de dor associada à obesidade podem ser resolvidos com uma mudança nos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios. Tudo com a orientação de profissionais qualificados, claro.

O mais impressionante é que, não raramente, os pacientes preferem fazer uma operação, como a cirurgia bariátrica, a adotar um estilo de vida mais saudável. Mas este é o caminho mais arriscado e o processo de recuperação pode ser longo.

Por isso, eu sempre lembro aos meus pacientes que, antes de mais nada, é necessária uma avaliação médica, de preferência, associada com um fisioterapeuta, um nutricionista e um educador físico, para que juntos, possamos definir qual a melhor opção para tratar a dor ou alguma lesão no joelho.

Afinal o objetivo é garantir a sua saúde integral, da forma mais natural possível, sem que seja necessária a intervenção cirúrgica.

E se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos de ortopedia e cirurgia do joelho, fique ligado nas minhas redes sociais!

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais