Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Medicina esportiva: fellows nos EUA

Quem me acompanha sabe que, recentemente, fui aos Estados Unidos para aprender um pouco mais sobre medicina esportiva. Então, hoje eu vou contar tudo que aconteceu por lá!

Em 2015, tive a oportunidade de passar dois meses em Lyon, na França, numa das mais renomadas escolas de cirurgia do joelho do mundo, trabalhando com especialistas em sutura meniscal e reconstrução do ligamento cruzado anterior. Foi uma oportunidade única, pois essas são escolas de referência para atletas de alta performance em toda a Europa.

Desta vez, quis vivenciar um pouco da ortopedia, da medicina do esporte e da cirurgia no joelho em escolas que seguem uma linha de trabalho diferente. Por isso, elegi dois serviços de referência na medicina esportiva norte-americana.

IronMan Sports Institute

fellows nos EUA
Dr. Samuel e Dr. Walt Lowe.

O primeiro deles foi em Houston, no Texas, com o Dr. Walt Lowe. Ele é médico do Houston Rockets, time de basquete da NBA e do Houston Texans, equipe de futebol americano da NFL.

Ele também trabalha no IronMan Sports Institute/University of Texas, um centro de reabilitação e medicina do esporte. Nesse instituto ele atua com o serviço de cirurgia do joelho e reabilitação de atletas e pacientes lesionados.

Northeast Baptist Hospital

Estágio no EUA
Dr. Samuel e Dr. Thomas DeBernardino.

A segunda escolha foi acompanhar o trabalho do Dr. Thomas DeBernardino, chefe do serviço de medicina do esporte e diretor do Northeast Baptist Hospital, em San Antonio, Texas.

Lá pude ver de perto vários procedimentos cirúrgicos, muitas cirurgias no joelho, novos métodos e técnicas diferentes sendo aplicadas na ortopedia, principalmente em pacientes lesionados no esporte.

Medicina do esporte: o que eu trago para você?

Apesar de hoje o conhecimento ser muito difundido e até os materiais serem muito parecidos, ver os pequenos detalhes na hora de aplicar uma técnica cirúrgica e ver como médicos renomados tomam suas decisões diante de cada etapa da cirurgia, é uma oportunidade única. 

A experiência de tudo que eu aprendi lá, trouxe para ser aplicada no meu trabalho. Pude acompanhar as cirurgias, conhecer novas técnicas, conversar com todos os profissionais que trabalham com ortopedia e ver o processo de reabilitação de pacientes.

Todo esse aprendizado representa uma bagagem nova e moderna para eu aplicar no meu dia a dia. Tanto junto com a minha equipe, quanto com os meus pacientes. O resultado é um trabalho cada vez mais eficiente e um tratamento cada vez mais saudável.

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais