Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Lesões no esporte: Quais são os desafios no retorno após a pandemia?

O esporte de alto rendimento está começando a retornar no mundo, aos poucos as grandes ligas estão se organizando e retomando os calendários interrompidos no final de fevereiro e início de março. 

E um dos principais desafios para esse retorno é a preparação dos atletas depois de mais de dois meses sem exercícios adequados para atividades de alto rendimento. 

Sem tempo para uma pré-temporada completa, o risco de lesões é alto e alguns cuidados especiais precisam ser tomados, sem deixar de lado as precauções com o coronavírus.

No texto de hoje você vai entender como essa retomada está acontecendo e quais são os desafios na prevenção das lesões:

O retorno do futebol na Europa

Na Europa já assistimos a retomada de treinos em grupo e jogos em estádio vazios. A Alemanha foi o primeiro país a retornar, com uma série de restrições e um programa rígido de testes.

Desde o seu retorno no dia 16 de Maio, a Bundesliga já realizou seis rodadas entre os clubes. A volta a competição foi feita depois de 69 dias sem futebol no país, e a primeira rodada registrou um número total de 14 lesões musculares.

Como medida de precaução, a liga aumentou o número de substituições para até 5 alterações durante um jogo. Além disso, os treinos entre os jogos têm sido realizados com um foco maior na preparação física, em detrimento aos treinos táticos. 

A segunda grande liga a retornar, foi a portuguesa, depois de 83 dias sem futebol no país, a Liga NOS, voltou na primeira semana de junho, após três semanas de preparação. Também com o foco e atenção em exercícios e trabalhos físicos com os atletas. O resultado foi de apenas dois jogadores lesionados, segundo dados do Transfermarkt. 

A Espanha retorna neste fim de semana e Inglaterra e Itália, já se preparam para voltar nas próximas semanas também. Com o campeonato Alemão como referência, os clubes retornaram aos treinos, nos últimos dias, com foco e preparação priorizando a prevenção de lesões. 

Retorno de outras modalidades

Outras modalidades esportivas também já trabalham com datas de retorno e preparação. A NBA, principal liga de basquete do mundo, marcou o seu retorno para o dia 31 de julho.

O retorno segundo a ESPN, contará com 22 das 30 equipes, que vão disputar mais oito partidas da temporada regular, para ajustar a classificação final e definir os classificados para os playoffs.

Com uma maratona extensa de jogos pela frente até as finais em 31 de Outubro, as franquias fazem um trabalho de preparação física individual com seus atletas desde o início de abril. Fornecendo aparelhos e treinamentos individuais, especializados na prevenção de lesões. 

O UFC já realiza eventos desde o dia 9 de maio, também com arenas vazias e lutadores testados semanalmente. A Fórmula 1 agendou o início da temporada para o dia 5 de julho e a NFL, liga de futebol americano, já faz as preparações para a abertura da temporada no dia 10 de setembro.

Apesar do retorno de muitas modalidades, aquelas praticadas em centros urbanos, ainda não tem retorno definido. 

As maratonas e corridas de rua foram suspensas ou canceladas, e as organizações ainda estudam novas datas para os eventos.

Além da estrutura logística das provas, ainda existe discussão sobre: número limite de participantes, e questões  de proteção dos atletas e definições sobre uso ou não das máscaras.

No meu canal do Youtube, falo sobre dicas de como se preparar para provas que ainda não sabemos quando vão acontecer. Confira:

 

Como diminuir o risco de lesões no retorno ao esporte

Depois de muito tempo parado, as lesões são um ponto de muita preocupação, pois o esporte de alto rendimento exige muito do físico dos atletas. 

Para reduzir os riscos é muito importante que aconteça uma preparação prévia com o aumento gradual de atividades, até que encontrem o ritmo e condição física ideal.

Neste texto explico de maneira mais detalhada sobre lesões e dores articulares na retomada do exercício físico: 

https://drsamuellopes.com.br/retomando-os-exercicios-fisicos-como-lidar-com-a-dor-articular/

Se quiser conferir mais conteúdos relacionados sobre o tema, não deixe de me seguir nas redes sociais. No instagram fiz um bate-papo, sobre a vida e preparação dos atletas neste momento de pandemia, com a Triatleta Juliana Scher. E também conversei com o Psiquiatra especializado em esporte, Dr. Hélio Fadel, sobre a importância da saúde mental na recuperação de lesões

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais