Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Retomando os exercícios físicos: como lidar com a dor articular?

Muitos estão retomando a prática de exercícios físicos depois de um longo período de afastamento. Contudo, esse retorno às atividades pode agravar quadro de dores de pessoas com históricos de lesões ou problemas de saúde articular.

Por isso, deve-se ter atenção e cuidado para retomar a rotina diária de exercícios, pois as dores articulares impactam grande parte da parcela da população e comprometem a qualidade de vida.

As dores articulares levam à limitação funcional, à perda de capacidade laborativa, ao uso abusivo de medicamentos e gera também outros efeitos indiretos importantes como alterações de humor e piora da qualidade de sono.

Essas dores podem surgir por diversos motivos, variando de acordo com a situação de cada paciente, por isso vamos pontuar os principais motivos e quais cuidados devem ser tomados ao retorno das atividades.

Dores articulares por conta da inatividade

Ficar muito tempo parado reflete em perda muscular e gera uma série de efeitos negativos no corpo, com maior sobrecarga sobre as articulações. Por isso as dores nas articulações em joelhos, quadris e ombros fica mais intensa. É muito importante retomar as atividades de forma leve e ir aumentando gradualmente a intensidade até chegar ao que era antes.

Dor lombar

A dor lombar acomete boa parte das pessoas, principalmente em pacientes com histórico de dor prévia. Devido ao período de inatividade dentro de casa, circulando em pequenos espaços e sem manter o corpo ativo de forma constante, a dor nas costas pode acontecer com mais frequência e maior intensidade.

Postura inadequada

Outro fator que pode gerar dor e problemas é a má postura, por isso evite ficar muito tempo parado e tenha atenção com o seu corpo. Faça alongamentos adequados, mesmo em períodos de maior inatividade, e atente-se à postura quando estiver em casa estudando, trabalhando, assistindo TV ou mesmo nas atividades domésticas.

Mudança de hábitos alimentares

Com a mudança de rotina devido à quarentena, houve também alteração nos hábitos alimentares, gerando ganho de peso em parte da população. O sobrepeso gera maior sobrecarga e desgaste nas articulações, além de aumentar as dores nos joelhos. E nesse ponto, é importante voltar com os exercícios de forma cuidadosa.

Pratique atividade física de forma adequada!

A atividade física é importante no combate a dor, mas é essencial reforçar a necessidade de individualização e orientação especializada para a prática, mesmo para treinos realizados em casa ou com acompanhamento remoto.

Como recado final, fica a mensagem que devemos encorajar nossos pacientes a realizarem atividade física regular e que ficar parado não é uma opção. Mesmo em casa há diversas maneiras de se exercitar com cuidado, orientação profissional, atingindo resultados satisfatórios e minimizando a incidência e intensidade das dores articulares.

Quer saber mais sobre o assunto? confira o meu podcast sobre o tema!

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais