Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Vale a pena alongar-se antes da atividade física?

Alongamento

Muito já se falou sobre a necessidade de se alongar antes de realizar atividade física citando benefícios como o menor risco de lesões, dentre outros. Para muitos, o exercício só começa depois de esticar braços e pernas, como se fosse um hábito essencial, parte da rotina. Mas será que isso de fato traz benefícios?

Não há dúvidas que uma boa flexibilidade e boa postura são pilares importantes para o bom desempenho esportivo. Entretanto, estudos mais recentes não apontam redução do risco de lesões (musculares, articulares ou tendinosas), com a prática do alongamento antes do exercício. Ao contrário, o alongamento gera stress sobre a musculatura e alguns autores citam até mesmo a diminuição da potência muscular.

Mas se ganho de flexibilidade é benéfico e não se deve fazer exatamente antes do exercício, fica a pergunta: qual o momento de fazer o alongamento? A dica é não realiza-lo imediatamente antes do exercício, como uma corrida ou jogar futebol, por exemplo. O ideal seria um treino isolado para flexibilidade, separado do treino de força ou específico da modalidade e, antes do exercício realizar um aquecimento. Isso sim traz benefícios à prática esportiva. Ao aquecer o corpo vai se preparando para a realização do exercício. Não existe um roteiro a ser seguido, nem mesmo um tempo pré-determinado (se possível, tenha um profissional de Educação Física ao seu lado). Uma sugestão é associar alongamento e aquecimento com o alongamento ativo.

Quer saber como? Veja algumas dicas sobre o alongamento ativo:  https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/quando-apostar-alongamento-dinamico/


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais