Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Utilizar Google para tratar dor é correto?

Muita gente chega aqui no consultório me dizendo que já sabe o que tem e fazendo o próprio diagnóstico, pois procurou na internet os sintomas e encontrou a resposta. Mas, será que é correto utilizar o Google para tratar dor?

Um estudo feito pela Universidade de Waterloo, no Canadá, constatou que pesquisar na internet condições de saúde, pode deixar as pessoas ainda mais confusas e até fazer elas se sentirem pior.

Bem, a internet é, sim, grande aliada na busca por informações. Contudo, quando o assunto é doença, melhor ter muita atenção. Afinal, muitos elementos são analisados na hora de fazer um diagnóstico.

O primeiro deles é o seu histórico e tudo que aconteceu até te levar a essa dor ou lesão. Em seguida são verificados fatores genéticos, sintomas e tantos outros quesitos. E, claro, o Google não consegue fazer isso da mesma forma que um profissional qualificado.

Posso utilizar o Google para tratar dor no joelho?

A mesma coisa acontece quando se pesquisa sobre dores específicas, como as no joelho, por exemplo. Já que as causas e tratamentos são inúmeros, a análise precisa ser ponderada por um médico especialista na área.

Aliado a tudo isso, há, também, a necessidade de exames complementares para a formulação do diagnóstico. Somente após todo esse processo é possível propor um tratamento correto.

Como proceder, então?

Ao primeiro sinal de dor, evite a automedicação e procure ajuda de um especialista. Use a internet como forma de complementar os dados fornecidos pelo médico e não como médico em si.

Outro ponto importante é sempre buscar fontes confiáveis, principalmente quando o assunto é saúde. Ministério da Saúde, sociedades de especialidade e sites de profissionais devidamente qualificados e com formação reconhecida são alguns exemplos de sites para busca de informações.

Nesse vídeo eu falo um pouquinho mais sobre os cuidados na hora de utilizar o Google para tratar dor ou identificar lesões. Clique e confira!

cuide do seu joelho

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais