Não me passava pela cabeça atuar nos Jogos Olímpicos, talvez ser espectador, era só o que pensava. Mas o convite de um amigo me fez mudar de idéia e voluntariar-me como médico da Rio 2016. Depois de selecionado, muitos me perguntavam: o que você vai ganhar?
Ao fim dos Jogos fica a certeza de ter ganhado muito! Vivi uma grande experiência, presenciei e contribui a meu modo para um evento grandioso. Pude estar perto de grandes atletas da natação e do pólo aquático, vê-los competindo, se concentrando e também atendendo seus fãs, inclusive a mim.
Quem foi às Olimpíadas pode ver um Rio diferente, um clima diferente no ar, mas mais que isso, viu também o esporte de um jeito diferente. Havia muita paixão, alegria, competição, respeito, superação, amizade… Inúmeros são os motivos, e não há dúvidas que a presença de tantos voluntários é um dos segredos, com cada um querendo contribuir mais e deixar um pouquinho de si no evento.
No final fica o orgulho de ter sido parte da Rio2016 e, seja como atleta, voluntário ou espectador, voltamos para casa entendendo um pouco mais sobre cada um dos princípios olímpicos – amizade, excelência e respeito – e paraolímpicos – determinação, coragem, igualdade, inspiração.
See you in Tokyo.