Vivemos um tempo de mudanças radicais, algumas inesperadas e o grande motivador de tanta inovação foi a rápida evolução da pandemia do COVID-19. Diante disso e, seguindo as orientações das autoridades de saúde de suspender todos atendimentos eletivos, a possibilidade de utilizar serviços e atendimento médico de forma remota se tornou uma excelente alternativa para a realização de consultas sem a presença física do médico. Eis a telemedicina!
A telemedicina é uma área da telessaúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota permitindo a interação médico-paciente por meio digital e também a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. Tais procedimentos são realizados através de dispositivos e plataformas digitais de comunicação.
Sua liberação é recente, a partir do ofício nº 1756/2020 do Conselho Federal de Medicina, que autorizou o uso de algumas modalidades de telemedicina. Por meio dela, o paciente receberá atendimento médico em casa, por profissional especializado e preparado, preservando todas as regras e procedimentos de segurança.
As modalidades autorizadas são:
isolamento;
Assim como nas consultas presenciais, a confidencialidade entre paciente e médico deve ser preservada, para isso é necessário que o usuário concorde com a transmissão das suas informações previamente.
Para prescrição de receitas e outras indicações médicas é obrigatória a identificação do profissional através de assinatura digital e número de registro.
No que se refere aos atendimentos em ortopedia, a telemedicina proporciona uma consulta de ótima qualidade, mantendo a excelência no atendimento. Isso, porque a base do atendimento médico geral é uma boa anamnese, e isso o teleatendimento garante com alto grau de satisfação dos usuários.
Estudos apontam que a entrevista médica corresponde a cerca de 75-80% dos dados necessários para chegar-se a um diagnóstico, ficando o percentual restante para exames físicos e complementares.
Soma-se a isso a facilidade de envio de dados e exames pelos meios digitais, permitindo a interação completa entre médico e paciente. Por fim, a facilidade de acesso e usabilidade são grandes vantagens apontadas por médicos e pacientes que já utilizam a telemedicina atualmente, além da maior maleabilidade de horários e agendamentos de acordo com a rotina de cada pessoa, independentemente de onde cada um esteja.
Pensando nas práticas do atendimento remoto e para facilitar o cuidado neste período de quarentena a ProSport lançou o seu canal digital um projeto que oferece cuidado e carinho para os seus pacientes, mesmo que a distância. E você também pode entrar em contato direto comigo pelos canais de comunicação das minhas redes sociais.
Acesse e confira todos os serviços.