Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Qual o limite do seu joelho?

A Teoria do envelope de Função

Grande parte das lesões do joelho, em especial aquelas associadas ao esporte, tem relação com atividades repetitivas. Mas não é simplesmente o fato de fazer várias vezes o mesmo movimento ou exercício que leva a uma lesão. O que está de fato relacionado é o excesso, seja por uma frequência muito elevada ou por uma carga muito acima do suportado pela articulação.

E aí vem a grande dificuldade: como definir a faixa de trabalho ideal? Um autor americano, Scott Dye, criou uma teoria para tentar responder a essa questão – a teoria do Envelope de Função. Nela são observados e relacionados dois aspectos, carga e frequência. Com a análise de ambos, é possível encontrar a zona ideal de trabalho que permite ao atleta alcançar os objetivos dos exercícios, mas sem ultrapassar a linha de segurança que a levaria à zona de falha estrutural, onde surgem as lesões.

Por fim, o grande detalhe é entender que a faixa de trabalho ideal, o envelope de função, é variável. Com treinos adequados expande-se a capacidade da articulação. Por outro lado, o sedentarismo, o ganho de peso, uma lesão ou mesmo um estado de pós-operatório fazem diminuir esse envelope. E para trabalhar e evoluir com segurança só com treinos corretos e a devida orientação profissional do treinador/educador físico além da equipe médica e fisioterapêutica que assistem o indivíduo.

Quer saber mais? Leia nesta matéria do Estadão: http://esportes.estadao.com.br/blogs/corrida-para-todos/qual-e-o-limite-do-seu-joelho/


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais