Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Periodização de treinos e provas-alvo – por que isso é importante?

Periodização de treinos e provas-alvo – por que isso é importante?

Em qualquer esporte é essencial entender o conceito de temporada, o que inclui o calendário de provas, jogos e competições. Times de futebol sempre iniciam o ano com a pré-temporada, período com treinos básicos de fortalecimento muscular e condicionamento físico, além de avaliações médicas. Na corrida, no triathlon e em outros esportes individuais também funciona assim e é fundamental traçar planos e objetivos ao longo do ano, ou seja, traçar a periodização dos treinos.

Para montar uma boa periodização de treinos é fundamental ter bem claros os objetivos de cada atleta e as provas-alvo do ano corrente.

Dentro dessa lógica, o treinamento será dividido em ciclos de treinamento com o macrociclo compreendendo o período maior, de 6 meses a 1 ano, e subdivido em períodos menores, mesociclos e microciclos, com tempos menores e características particulares. Dentro dos ciclos haverá períodos mais básicos e outros mais intensos e específicos, com a adequada distribuição de cargas dos treinos, definição de períodos de recuperação e assimilação das cargas impostas e inserção de treinos de habilidades e gesto esportivo.

Um ponto é extremante importante: orientação! Não dá para estabelecer um correto plano de treinos sem conhecimento e orientação profissional de um educador físico. Não dá também para buscar uma planilha padrão na internet e aplicar nos seus dias de treino com o objetivo de correr uma prova de 10 km, uma meia maratona ou uma maratona. A individualidade deve ser conhecida e respeitada sempre! Só assim será possível alcançar o melhor rendimento e ficar o mais longe possível das terríveis lesões.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais