Em qualquer esporte é essencial entender o conceito de temporada, o que inclui o calendário de provas, jogos e competições. Times de futebol sempre iniciam o ano com a pré-temporada, período com treinos básicos de fortalecimento muscular e condicionamento físico, além de avaliações médicas. Na corrida, no triathlon e em outros esportes individuais também funciona assim e é fundamental traçar planos e objetivos ao longo do ano, ou seja, traçar a periodização dos treinos.
Para montar uma boa periodização de treinos é fundamental ter bem claros os objetivos de cada atleta e as provas-alvo do ano corrente.
Dentro dessa lógica, o treinamento será dividido em ciclos de treinamento com o macrociclo compreendendo o período maior, de 6 meses a 1 ano, e subdivido em períodos menores, mesociclos e microciclos, com tempos menores e características particulares. Dentro dos ciclos haverá períodos mais básicos e outros mais intensos e específicos, com a adequada distribuição de cargas dos treinos, definição de períodos de recuperação e assimilação das cargas impostas e inserção de treinos de habilidades e gesto esportivo.
Um ponto é extremante importante: orientação! Não dá para estabelecer um correto plano de treinos sem conhecimento e orientação profissional de um educador físico. Não dá também para buscar uma planilha padrão na internet e aplicar nos seus dias de treino com o objetivo de correr uma prova de 10 km, uma meia maratona ou uma maratona. A individualidade deve ser conhecida e respeitada sempre! Só assim será possível alcançar o melhor rendimento e ficar o mais longe possível das terríveis lesões.
Conheçam também: