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O jeito certo de correr

Começar a correr traz vários benefícios para o corpo e a mente. Mas, você sabe qual é o jeito certo de correr? No post de hoje eu te explico o que um corredor precisa saber para melhorar a performance.

Apesar de cada um ter seu jeito de correr e não existir uma fórmula, algumas dicas auxiliam na prática desse exercício, já que geram menor sobrecarga sobre os músculos e articulações, previne lesões e melhora a performance.

Dicas para quem pratica corrida

Quando tocar o chão, o pé deve estar perto do tronco e não muito afastado para frente. Assim, os músculos precisam fazer menos força para manter o corpo em pé e a sobrecarga nas articulações é menor.

Já para aterrissar, ainda não existe um consenso sobre qual parte do pé deve tocar primeiro o chão. Isso porque tudo depende de como é a biomecânica do seu corpo. Sendo assim, somente avaliações específicas poderão identificar qual a melhor maneira para você.

Os braços também precisam ajudar o corpo a se movimentar para a frente. A cabeça auxilia o tronco ereto, porém levemente inclinado à frente, em uma postura que favorece seu corpo enquanto corre.

Quanto menos você dobrar os braços e as pernas, mais trabalho os músculos terão que fazer para correr. Ou seja, mais energia é gasta e a performance será menor.

Viu?! Mudanças simples podem fazer um grande efeito para você, sua corrida e sua saúde!

Benefícios de correr

Alguns benefícios de correr são invisíveis, como a melhora da função do rim ao filtrar substâncias tóxicas que circulam pelo corpo ou a diminuição de problemas cardiovasculares. Já outras, podem ser percebidas, inclusive, logo nos primeiros dias.

O esporte melhora o humor, regula a qualidade do sono, aumenta o condicionamento físico e ainda:

  • reduz o peso corporal
  • melhora o nível de colesterol
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • reduz os riscos de infarto
  • aumenta a massa muscular
  • melhora a auto-estima
  • proporciona sensação de bem-estar
  • diminui o estresse e melhora a depressão
  • aumenta a eficiência do metabolismo.

Além disso, correr estimula a formação óssea, deixando as articulações, tendões e ligamentos mais fortes. Assim, há menos risco de torções, fraturas e problemas como osteoporose.

Então, seja você um corredor de final de semana ou um atleta profissional, siga essas dicas e depois me conte o resultado!

ortopedista

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