⠀
O tornozelo é um dos locais mais sujeitos a lesões em diversos esportes, em especial o futebol, onde só perde em frequência para as lesões musculares. Por se tratar de uma estrutura constantemente solicitada em movimentos diversos durante a corrida, saltos e mudanças de direção, o tornozelo torna-se muito vulnerável.
Mas o que acontece na entorse de tornozelo? Para responder é necessário entender que além dos ossos existem diversas estruturas na região do tornozelo, sendo os ligamentos os mais expostos e frequentemente afetados nos traumas torcionais. Os traumas em inversão (com o pé para dentro) são mais frequentes, e afetam a região lateral do tornozelo onde existem três componentes ligamentares principais. O destaque é o ligamento fíbulo-talar anterior, que muitas vezes se rompe parcialmente. Para visualizar e graduar adequadamente a lesão, a ressonância magnética é o exame de escolha.
O tratamento inicial tem por objetivo o alívio da dor e a preservação da mobilidade articular do tornozelo. À medida que o tratamento evolui associam-se exercícios para propriocepção, fortalecimento muscular e retorno ao gesto esportivo. O tratamento cirúrgico para lesões ligamentares tem indicações restritas, em especial quando há grande instabilidade ou dor crônica, especialmente em pacientes jovens e com maior demanda funcional ou esportiva.
Conheçam também: