Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Dor no Quadril durante a prática esportiva

Dor no Quadril

O quadril é um dos locais comuns onde se podem observar quadros dolorosos durante a prática de atividade física. A dor pode ser inocente e leve ou, em outros casos, severa e limitante para o cotidiano e para o esporte. Entre as principais causas de dor na articulação do quadril, encontram-se algumas lesões degenerativas e merece destaque entre essas, o impacto femoroacetabular, patologia associada ao desgaste articular e que acomete adultos jovens.

Corredores, jogadores de futebol, dançarinos, lutadores e outros desportistas, podem apresentar sintomas do impacto com importante limitação para suas atividades. Pode-se definir a patologia como uma perda da congruência entre os ossos do quadril (fêmur e acetábulo), com o surgimento de projeções ósseas ao redor da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo impedindo o movimento livre do quadril. Assim, há um atrito aumentado entre os ossos que pode levar a um desgaste irreversível da cartilagem articular e lesão do labrum acetabular.

O impacto pode ser do tipo CAM, no qual a deformidade se dá na região de transição entre a cabeça e o colo do fêmur, do tipo PINCER, quando a deformidade ocorre no acetábulo ou ainda do tipo misto. A causa do impacto está associada às más formações ocorridas durante a fase de desenvolvimento, mas nem todas as pessoas com algum grau de impacto desenvolverão sintomas. As principais manifestações são dor na lateral da coxa ou na virilha, dor durante ou após atividade esportiva e dificuldade para movimentos como agachar-se, entrar e sair do carro, abrir ou cruzar as pernas, dentre outros.

Para o diagnóstico preciso um exame físico cuidadoso deve ser realizado e exames complementares deverão ser realizados, com destaque para radiografias e ressonância magnética. O tratamento inicial deve buscar o alívio da dor com medicações analgésicas, fisioterapia e mudanças em atividades esportivas e cotidianas. A reabilitação fisioterapêutica objetiva analgesia, fortalecimento muscular, estabilidade articular e reeducação do movimento, de maneira a aliviar a sobrecarga no quadril. Entretanto, quando há importante limitação para o paciente ou quando há lesões na cartilagem ou labrum, um cirurgião de quadril deve ser procurado, pois pode haver necessidade de tratamento cirúrgico. Apenas assim é possível tratar a causa do problema, que é a incongruência óssea do quadril. Atualmente, a cirurgia é realizada por videoartroscopia, procedimento pouco invasivo e com bons resultados, desde que realizado antes da degradação da articulação.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais