Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Avaliação Pré-Participação

Avaliação Pré-Participação

 

Para iniciar a prática de algum esporte ou atividade física é fundamental que seja realizada uma avaliação médica completa, de preferência com um médico do esporte ou um cardiologista.  Isso vale para atletas de alto rendimento, mas atletas amadores também deveriam fazer o mesmo.

A prática de esportes é extremamente benéfica e fonte de saúde, porém alguns riscos escondidos, inerentes aos indivíduos, podem trazer riscos à saúde e até mesmo risco de morte. Felizmente essas condições maléficas são raras, porém não há como saber quem está sob risco a não ser por meio de uma avaliação médica especializada associada a exames específicos.

Equipes esportivas profissionais sempre iniciam o ano pela pré-temporada, período em que todos os jogadores passam por avaliações médicas, fisioterápicas e físicas em busca de fatores que necessitem de correção. A avaliação detalhada realizada pelo médico do esporte ou cardiologista realiza um screening por meio de questionários específicos e exame físico cuidadoso. Exames laboratoriais como glicemia, creatinina, triglicérides, lactato e outros devem ser realizados. Um eletrocardiograma e um teste ergométrico são fundamentais. Além destes exames, uma avaliação musculoesquelética também é importante, com avaliação postural e da marcha e análise de possíveis desequilíbrios musculares ou déficits de força. Nesse ponto, o histórico de lesões ortopédicas prévios, ganha grande importância uma vez que é um dos principais fatores de risco para novas lesões.

Importante frisar que toda essa avaliação deve ser individualizada e realizada levando-se em conta o perfil de cada pessoa, suas particularidades físicas e de saúde, modalidade esportiva realizada e os objetivos no esporte, sejam eles para o bem estar ou para competições.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais