Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Posso correr com condropatia patelar?

A condropatia patelar nada mais é que uma alteração da cartilagem que reveste a patela e pode estar relacionada a desgaste ou à sobrecarga local. Ela é uma das lesões mais comuns em corredores amadores e profissionais. Então, se você já foi diagnosticado com esse problema ou tem dúvidas se pode voltar a correr, precisa conferir as informações abaixo.

A corrida pode sobrecarregar o joelho em até 12 vezes seu peso corporal.  A região anterior é muito solicitada o tempo todo na corrida e, por isso, em média, 40% dos problemas relativos ao joelho referem-se a alterações e desgaste ao redor da cartilagem patelar, conforme dados da Academia Americana de Ortopedia.

Mas como acontece esse desgaste?

Bem, ele já ocorre naturalmente com o passar dos anos, porém, erros de treinamento, treinos pesados diários, falta de condicionamento físico e biomecânica incorreta aceleram e intensificam esse desgaste.

A condropatia patelar tem vários graus e pode gerar dores agudas, inflamação e dificuldade para determinados exercícios e também para correr, em alguns casos. Assim, seu tratamento vai variar conforme esse nível de gravidade.

Condropatia patelar tem cura?

Não há como reverter o desgaste articular já instalado. Porém, há sim como controlar os sintomas dolorosos decorrentes da condropatia patelar. Na maioria dos casos, a associação de correção postural e biomecânica, fisioterapia e exercícios para fortalecimento são a base para o tratamento. Além disso, medicamentos para controle da dor e para proteção da cartilagem remanescente podem ser interessantes.

Em todos os pacientes, exercícios para fortalecimento da região dos joelhos, quadril e core serão fundamentais para melhora do quadro. Nem sempre a interrupção da corrida será necessária durante o tratamento, desde que ajustes biomecânicos, de intensidade e de volume dos treinos sejam realizados.

Mas, afinal, posso voltar a correr com condropatia patelar?

A boa notícia é que sim, você poderá voltar a correr. Contudo, alguns cuidados serão necessários para que isso aconteça e a dor anterior no joelho não volte a te incomodar. A progressão no início dos treinos deverá ser gradual e os exercícios para fortalecimento devem ser continuados, mesmo na ausência de dor.

Outra dica para quem tem condropatia patelar e pretende voltar a correr é treinar em terrenos macios ou esteiras adequadas e usar um tênis com bons amortecedores de impacto.

Por fim, é importante seguir um cronograma de treinamento de acordo com as orientações do treinador e respeitar os cuidados passados pelo ortopedista e fisioterapeuta que o assiste.

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais