Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

 

Lesões dos ligamentos no joelho são bastante frequentes, em especial em esportes de contato e que exigem deslocamentos rápidos, como o futebol. O ligamento cruzado anterior é um dos mais conhecidos, porém existem outros ligamentos no joelho bastante susceptíveis a lesões, com destaque para o ligamento colateral medial.

                O ligamento colateral medial (LCM) fica na parte interna do joelho e liga o fêmur à tíbia. Tem como função o controle da estabilidade medial do joelho e também rotacional. O mecanismo de lesão mais comum é com o movimento de valgização, em que acontece uma “abertura da perna”, e pode estar associado a uma entorse ou mesmo a um trauma direto na parte lateral do joelho.

                A lesão pode apresentar-se em três graus, apresentando-se como um estiramento, uma ruptura parcial ou mesmo uma ruptura completa do ligamento. É importante se avaliar a possibilidade de haver outras lesões associadas, como a ruptura do ligamento cruzado anterior ou uma lesão de menisco. Para o correto diagnóstico e definição do prognóstico, um exame físico minucioso associado ao exame de ressonância magnética são fundamentais.

                O tratamento na maioria das vezes é realizado sem a necessidade de cirurgia, mesmo em atletas profissionais. Realiza-se a imobilização e a reabilitação fisioterápica, com a utilização de medidas analgésicas e cicatrizantes aliados ao trabalho muscular. Após a fase de cicatrização e com a completa melhora da dor, o paciente é encaminhado para a fase final de tratamento com retorno à prática esportiva. E como complementação do tratamento, um trabalho preventivo deve ser realizado com vistas a diminuir o risco de uma nova lesão.