O valgo dinâmico dos joelhos, é a cada dia que passa mais estudado e associado a quadros dolorosos ou mesmo lesões do joelho. Ao mesmo tempo, é cada vez mais observado cuidadosamente na prática diária de ortopedistas, fisioterapeutas e educadores físicos, seja nos consultórios, academias ou mesmo na rua entre corredores, por exemplo.
É alteração dinâmica mais observada em mulheres e tem relação importante com a fraqueza de músculos abdutores do quadril (glúteos médio e mínimo), mas também do quadríceps, CORE e pode gerar secundariamente hiperpronação do calcâneo.
Lesões como a síndrome dolorosa patelo-femoral, síndrome do trato ílio-tibial e até mesmo rupturas do ligamento cruzado anterior, podem ter influência do valgo dinâmico em sua origem.
Assim, é fundamental que passemos a entender esta importante manifestação biomecânica, associando avaliações dinâmicas do paciente ou atleta, buscando suas causas para poder-se corrigir a alteração e evitar lesões futuras. Para isso, é fundamental que todos os envolvidos (ortopedistas, fisioterapeutas e educadores físicos), entendam do que se trata o valgo dinâmico dos joelhos.
Conheçam também: