Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Retorno ao esporte após cirurgia no ligamento cruzado anterior

 

Como é o retorno ao esporte após cirurgia no ligamento? Essa é uma pergunta que escuto com muita frequência, principalmente quando o procedimento é realizado no ligamento cruzado anterior (LCA).

 

E não é a toa! Todos querem voltar o mais rápido possível às suas rotinas normais. Mas acelerar o processo de recuperação não é nada indicado. Ao contrário, pular etapas pode trazer sérias consequências à região e vai aumentar o risco uma nova ruptura.

 

Para falar mais sobre o tema, e quais as etapas que precisam ser seguidas, preparei o artigo a seguir. Confira!

 

O retorno aos esportes

Infelizmente preciso trazer a esse artigo informações que nem sempre são agradáveis, ainda mais quando preciso dá-las aos meus pacientes. 

 

Quando é realizada uma cirurgia no LCA, 80% dos pacientes retornam a alguma forma de esporte, 65% voltam ao mesmo nível esportivo e apenas 55% voltam ao esporte em um nível competitivo dentro de 1 e 2 anos.

 

É claro que isso não é o que os pacientes queriam ouvir, e preferiam que dissesse que: “Tudo vai ficar bem. Você terá uma reabilitação perfeita e voltará a praticar esportes em 9 meses”. Porém, o problema comigo dizendo isso é que estaria mentindo na cara deles e colocaria em risco não só o meu trabalho, mas, principalmente, o joelho do meu paciente.

 

A recuperação de uma lesão pode ser psicológica e fisicamente desafiadora. Mas, se sua lesão o impediu de participar de qualquer coisa que você adora fazer, sabemos que uma das primeiras perguntas que vem à mente é “quando posso voltar ao meu esporte?”

 

O fato é que as taxas de nova lesão do LCA variam significativamente. O número varia entre 3-37% das pessoas, conforme estudos. Por exemplo, esses autores descobriram que a idade de uma pessoa, o esporte que ela pratica e seu nível de competição são fatores importantes que desempenham um papel no risco de nova lesão do LCA.

 

Leia também::: A importância do acompanhamento de um especialista em joelho pelos atletas

Cronograma de recuperação de LCA

Quer você seja um atleta profissional ou um jogador de final de semana, provavelmente deseja saber quanto tempo levará para poder voltar a competir em seu esporte favorito. A resposta curta é … depende!

 

No passado, o retorno aos cronogramas de esportes recomendados por profissionais de saúde e encontrados em pesquisas eram variáveis ​​e inconsistentes. Desse modo, um paciente era liberado para voltar às suas atividades após 6 meses de cirurgia, sem a análise de critérios claros e bem estabelecidos.

 

As declarações de consenso são artigos que relatam as conclusões feitas por um grupo de especialistas após analisar as pesquisas atuais em sua área de especialização. Em 2020, um grupo de especialistas em LCA de 18 países concluiu que:

 

“Um processo de tomada de decisão puramente baseado no tempo para o retorno ao esporte deve ser abandonado.”

 

Ou seja, ao decidir se é seguro retornar ao esporte, os profissionais de saúde e os pacientes não devem basear sua decisão apenas no tempo decorrido desde a lesão ou cirurgia. 

 

 

Os fatores que influenciam a recuperação que podem variar de pessoa para pessoa podem incluir:

 

  • O tempo que leva para seu corpo completar o processo de cura
  • Com que rapidez você recupera as melhorias na força, amplitude de movimento, dor e controle do joelho
  • Sua prontidão psicológica e confiança para voltar a jogar
  • As características do esporte

 

Condições podem variar

Como essas coisas podem variar muito de pessoa para pessoa, não há um período específico de tempo que nos diga quando é seguro voltar ao esporte. No entanto, é consenso que retornar ao esporte antes da marca de 6 meses vai colocá-lo em um risco maior de nova lesão. 

 

Na recuperação, queremos deixar tempo suficiente para sua cicatrização antes de começar a praticar os movimentos que você faz no seu esporte. É por isso que a maioria dos planos de recuperação inicia esses exercícios específicos do esporte em torno de 6 meses após a cirurgia. 

 

Por exemplo, um estudo de 2016 com 106 atletas descobriu que esperar pelo menos 9 meses após a cirurgia e recuperar a mesma força nos músculos da coxa antes de retornar ao esporte diminuiu significativamente o risco de novas lesões.

 

Mas se os cronogramas de recuperação variam de pessoa para pessoa, você pode estar se perguntando como você e sua equipe médica saberão quando você estará seguro para começar a jogar novamente?

 

Retorno ao esporte após cirurgia no ligamento

Em vez de usar uma abordagem padrão para a recuperação do LCA, pode ser útil olhar para o seu retorno ao esporte de uma lente diferente. 

 

Por isso, deve ser usada uma combinação de testes e seu feedback para determinar quando um retorno ao esporte é apropriado. Este método adapta sua recuperação do LCA para você, seu esporte e seu progresso.

 

Entre essas abordagens, listamos:

 

  • Seu joelho não cede mais durante a atividade
  • Inchaço limitado ao redor do joelho com atividade
  • Força igual nos músculos da coxa em comparação com o lado não lesionado (especificamente os músculos quadríceps e isquiotibiais)
  • Quão pronto você se sente para voltar ao esporte e a confiança que tem no joelho ao realizar certas atividades

 

Mas essa discussão você deve ter com seu médico ortopedista e o fisioterapeuta que conduz sua reabilitação, que poderão avaliar o quão bem você completa os testes funcionais para ajudar a determinar seu retorno ao esporte após cirurgia de ligamento. 

 

Isso pode incluir testes para avaliar sua capacidade de pular e se agachar, bem como testes que medem sua força e equilíbrio. Sua pontuação seria então comparada ao seu lado não lesionado ou aos valores considerados normais para sua idade e tipo de cirurgia.

 

Converse sempre com seu médico

Ou seja, as melhores práticas envolvem uma abordagem de equipe multidisciplinar. Portanto, seu desempenho em testes como os mencionados acima, o quão pronto você se sente para jogar novamente e a avaliação da sua equipe de saúde sobre sua progressão, desempenhará um papel importante em determinar quando é seguro para você retornar ao esporte.

 

Além disso, converse sempre com seu ortopedista. Ou seja, somente ele mais que ninguém, saberá avaliar seu joelho e determinar quando você poderá ter um retorno ao esporte após cirurgia no ligamento. Queimar etapas pode ser prejudicial.

 

E para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema, confira o e-book Recuperação no Joelho. Nele, apresento todos os passos para o retorno ao esporte após uma lesão no joelho. É só clicar no botão abaixo!

 

QUERO MEU E-BOOK SOBRE LESÃO NO JOELHO

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais