Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Posso correr com condropatia patelar?

A condropatia patelar nada mais é que uma alteração da cartilagem que reveste a patela e pode estar relacionada a desgaste ou à sobrecarga local. Ela é uma das lesões mais comuns em corredores amadores e profissionais. Então, se você já foi diagnosticado com esse problema ou tem dúvidas se pode voltar a correr, precisa conferir as informações abaixo.

A corrida pode sobrecarregar o joelho em até 12 vezes seu peso corporal.  A região anterior é muito solicitada o tempo todo na corrida e, por isso, em média, 40% dos problemas relativos ao joelho referem-se a alterações e desgaste ao redor da cartilagem patelar, conforme dados da Academia Americana de Ortopedia.

Mas como acontece esse desgaste?

Bem, ele já ocorre naturalmente com o passar dos anos, porém, erros de treinamento, treinos pesados diários, falta de condicionamento físico e biomecânica incorreta aceleram e intensificam esse desgaste.

A condropatia patelar tem vários graus e pode gerar dores agudas, inflamação e dificuldade para determinados exercícios e também para correr, em alguns casos. Assim, seu tratamento vai variar conforme esse nível de gravidade.

Condropatia patelar tem cura?

Não há como reverter o desgaste articular já instalado. Porém, há sim como controlar os sintomas dolorosos decorrentes da condropatia patelar. Na maioria dos casos, a associação de correção postural e biomecânica, fisioterapia e exercícios para fortalecimento são a base para o tratamento. Além disso, medicamentos para controle da dor e para proteção da cartilagem remanescente podem ser interessantes.

Em todos os pacientes, exercícios para fortalecimento da região dos joelhos, quadril e core serão fundamentais para melhora do quadro. Nem sempre a interrupção da corrida será necessária durante o tratamento, desde que ajustes biomecânicos, de intensidade e de volume dos treinos sejam realizados.

Mas, afinal, posso voltar a correr com condropatia patelar?

A boa notícia é que sim, você poderá voltar a correr. Contudo, alguns cuidados serão necessários para que isso aconteça e a dor anterior no joelho não volte a te incomodar. A progressão no início dos treinos deverá ser gradual e os exercícios para fortalecimento devem ser continuados, mesmo na ausência de dor.

Outra dica para quem tem condropatia patelar e pretende voltar a correr é treinar em terrenos macios ou esteiras adequadas e usar um tênis com bons amortecedores de impacto.

Por fim, é importante seguir um cronograma de treinamento de acordo com as orientações do treinador e respeitar os cuidados passados pelo ortopedista e fisioterapeuta que o assiste.

cuide do seu joelho

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais