Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa pergunta e acredite: isso é mais comum do que se imagina.
Ao ouvir o estalo, muitas pessoas acreditam que pode ser um problema na articulação. Em geral, é apenas a liberação de dióxido de carbono que se acumula nas articulações. Mas se ela estiver ligada à dor, pode sim ser um problema.
Sobre o tema, preparei um artigo exclusivo. Se quer saber mais, não tire os olhos da tela!
Quando você se abaixa, escuta um som vindo do seu joelho. Esse estalo é chamado de “crepitação”, que é definido como “ruído articular”. Acontece quando o dióxido de carbono se acumula no fluido sinovial da articulação e é liberado como uma bolha de gás que estoura quando a articulação se ajusta rapidamente.
É o mesmo processo que causa o estalo nos dedos.
Na maioria das vezes, esse ruído não deve causar preocupação. Algumas pessoas podem ouvir um ruído de rangido no joelho ao se agachar. Esta é outra forma de crepitação e normalmente não é motivo de preocupação.
O som é causado pela fricção da cartilagem na superfície da articulação e em outros tecidos moles quando o joelho se move. A maioria das pessoas experimenta crepitação durante toda a vida sem problemas.
Se seu joelho estala e for acompanhado de dor, aí sim deve haver preocupação. Isso pode ser um sinal de que é necessária atenção médica. Duas das causas mais comuns de dor no joelho são:
A parte inferior da rótula pode esfregar de forma desigual na frente do fêmur (osso da coxa) e fazer com que a cartilagem sob a rótula amoleça e se desgaste.
Depois que a cartilagem se desgasta, ela fica pendurada ao redor da articulação e pode irritar a área ao redor. Essa irritação pode resultar em dor ao agachar, subir escadas ou mesmo ficar sentado por um longo período.
O disco que amortece o joelho e absorve o choque é chamado de menisco. Ele pode se romper quando há uma torção ou giro inesperado na articulação — geralmente quando o joelho se move e o pé permanece parado.
Com o envelhecimento, aumenta o risco de ruptura do menisco, mesmo durante as atividades diárias.
Quando seu joelho estala seguido de dor, como mencionamos, é sinal de problema. E por isso você deve procurar atendimento médico. Durante o atendimento, o médico deverá fazer algumas perguntas, tais como:
Tais sintomas podem indicar uma artrose, artrite, inflamação dos ligamentos ou meniscos, ou mesmo rupturas. Exames de imagens poderão ser solicitados para um melhor diagnóstico.
Dependendo da causa, o tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia, ou mesmo ser necessária uma cirurgia.
E então, sabe agora porque seu joelho estala? Ficar atento aos sinais do corpo é essencial e, em caso de qualquer desconforto, não deixe de buscar auxílio médico. Quanto mais precocemente qualquer problema for tratado, melhores as chances de recuperação.
E se gostou do artigo sobre os motivos que o joelho estala, me siga também nas redes sociais. Você me encontra no Youtube, no Facebook e no Instagram compartilhando sempre informações e novidades para a melhoria do seu bem-estar!
Te espero lá!