Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa pergunta e acredite: isso é mais comum do que se imagina.

 

Ao ouvir o estalo, muitas pessoas acreditam que pode ser um problema na articulação. Em geral, é apenas a liberação de dióxido de carbono que se acumula nas articulações. Mas se ela estiver ligada à dor, pode sim ser um problema.

 

Sobre o tema, preparei um artigo exclusivo. Se quer saber mais, não tire os olhos da tela!

 

Meu joelho estala

Quando você se abaixa, escuta um som vindo do seu joelho. Esse estalo é chamado de “crepitação”, que é definido como “ruído articular”. Acontece quando o dióxido de carbono se acumula no fluido sinovial da articulação e é liberado como uma bolha de gás que estoura quando a articulação se ajusta rapidamente. 

 

É o mesmo processo que causa o estalo nos dedos.

 

Na maioria das vezes, esse ruído não deve causar preocupação. Algumas pessoas podem ouvir um ruído de rangido no joelho ao se agachar. Esta é outra forma de crepitação e normalmente não é motivo de preocupação. 

 

O som é causado pela fricção da cartilagem na superfície da articulação e em outros tecidos moles quando o joelho se move. A maioria das pessoas experimenta crepitação durante toda a vida sem problemas.

 

E se joelho estala e sinto dor?

Se seu joelho estala e for acompanhado de dor, aí sim deve haver preocupação. Isso pode ser um sinal de que é necessária atenção médica. Duas das causas mais comuns de dor no joelho são:

 

Lesão ou desgaste da cartilagem

A parte inferior da rótula pode esfregar de forma desigual na frente do fêmur (osso da coxa) e fazer com que a cartilagem sob a rótula amoleça e se desgaste. 

 

Depois que a cartilagem se desgasta, ela fica pendurada ao redor da articulação e pode irritar a área ao redor. Essa irritação pode resultar em  dor ao agachar, subir escadas ou mesmo ficar sentado por um longo período.

 

Ruptura do menisco

O disco que amortece o joelho e absorve o choque é chamado de menisco. Ele pode se romper quando há uma torção ou giro inesperado na articulação — geralmente quando o joelho se move e o pé permanece parado. 

 

Com o envelhecimento, aumenta o risco de ruptura do menisco, mesmo durante as atividades diárias.

 

Quando ir ao médico 

Quando seu joelho estala seguido de dor, como mencionamos, é sinal de problema. E por isso você deve procurar atendimento médico. Durante o atendimento, o médico deverá fazer algumas perguntas, tais como:

 

  • Sente dor ao movimentar os joelhos?
  • Sente dor ao subir ou descer escadas ou agachar?
  • Seu joelho está vermelho ou inchado?
  • Acha que seu joelho possa estar fora do lugar?

 

Tais sintomas podem indicar uma artrose, artrite, inflamação dos ligamentos ou meniscos, ou mesmo rupturas. Exames de imagens poderão ser solicitados para um melhor diagnóstico. 

 

Dependendo da causa, o tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia, ou mesmo ser necessária uma cirurgia.

 

Me siga nas redes sociais

E então, sabe agora porque seu joelho estala? Ficar atento aos sinais do corpo é essencial e, em caso de qualquer desconforto, não deixe de buscar auxílio médico. Quanto mais precocemente qualquer problema for tratado, melhores as chances de recuperação.

 

E se gostou do artigo sobre os motivos que o joelho estala, me siga também nas redes sociais. Você me encontra no Youtube, no Facebook e no Instagram compartilhando sempre informações e novidades para a melhoria do seu bem-estar! 

 

Te espero lá!

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais