Muito se faz em busca de uma melhor performance na corrida. Mais treinos, suplementação, biomecânica da corrida, qual a melhor pisada, dentre outros… E um tema recorrente é a cadência da corrida: número de passos por minuto. Para muitos treinadores e corredores o número a ser perseguido é o de 180 passos. A origem desse valor de referência vem de um estudo onde foi avaliada a média de passos de diversos corredores de elite.
⠀
Isso não quer dizer que todo corredor deve manter uma cadência de 180. O número é apenas um norte, mas sabe-se que aumentar aos poucos a cadência pode levar à melhora da biomecânica da corrida, com diminuição do impacto e oscilação vertical além de diminuição da sobrecarga sobre o joelho.
⠀
Uma maneira interessante de trabalhar a cadência pode ser usando a música. O aplicativo permite selecionar o número de passos por minuto ditando assim o ritmo da corrida, basta acompanhar as batidas. Existem ainda outras maneiras como aplicativos ou relógios com GPS. Mas antes de sair por aí buscando a cadência ideal, procure um profissional adequado, afinal a “corrida perfeita” não é feita só de cadência.
Conheçam também: