Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Qual a cadência ideal na corrida?

43

Muito se faz em busca de uma melhor performance na corrida. Mais treinos, suplementação, biomecânica da corrida, qual a melhor pisada, dentre outros… E um tema recorrente é a cadência da corrida: número de passos por minuto. Para muitos treinadores e corredores o número a ser perseguido é o de 180 passos. A origem desse valor de referência vem de um estudo onde foi avaliada a média de passos de diversos corredores de elite.

Isso não quer dizer que todo corredor deve manter uma cadência de 180. O número é apenas um norte, mas sabe-se que aumentar aos poucos a cadência pode levar à melhora da biomecânica da corrida, com diminuição do impacto e oscilação vertical além de diminuição da sobrecarga sobre o joelho.

Uma maneira interessante de trabalhar a cadência pode ser usando a música. O aplicativo permite selecionar o número de passos por minuto ditando assim o ritmo da corrida, basta acompanhar as batidas. Existem ainda outras maneiras como aplicativos ou relógios com GPS. Mas antes de sair por aí buscando a cadência ideal, procure um profissional adequado, afinal a “corrida perfeita” não é feita só de cadência.


Conheçam também:

FACEBOOK – INSTAGRAM

Notícias Recentes

Dicas para evitar lesões no atletismo

Os esportes de alta intensidade exigem muito mais do ...
Saiba mais

Meu joelho estala, o que pode ser?

Por que meu joelho estala? Frequentemente escuto essa...
Saiba mais

Cirurgia do joelho: quando é indicada e quais os tipos?

O joelho integra o sistema musculoesquelético e é a...
Saiba mais