Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Benefícios de uma abordagem multidisciplinar no tratamento do joelho

Uma abordagem multidisciplinar no tratamento do joelho está entre as melhores alternativas para uma rápida recuperação do paciente. E nesse aspecto, um trabalho conjunto entre ortopedista e fisioterapeuta pode trazer resultados fantásticos.

 

Aliás, problemas no joelho às vezes podem parecer uma faca de dois gumes. O uso excessivo dos joelhos pode piorar a saúde das articulações, mas quanto menos você move os joelhos, mais fracos eles podem ficar. 

 

Por isso, é importante você precisa encontrar o equilíbrio de manter as articulações dos joelhos em movimento apenas o suficiente para que fiquem fortes e saudáveis, e a fisioterapia o ajuda a fazer isso.

 

LEIA TAMBÉM>>> Quais alimentos podem aliviar a dor nas articulações?

 

Fortalecimento do joelho

Um joelho com osteoartrite, por exemplo, fica com os músculos ao redor mais fracos. Além disso, as articulações do joelho podem ficar rígidas. Isso dificulta as tarefas diárias, como caminhar, levantar da cama ou subir e descer escadas.

 

Nesse sentido, a fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez da osteoartrite do joelho e pode ajudar a melhorar a função da articulação. Mas, também pode tornar mais fácil para você andar, curvar-se, ajoelhar-se, agachar-se e sentar-se. 

 

Na verdade, um estudo de 2000 descobriu que uma combinação de fisioterapia e exercícios supervisionados tem benefícios funcionais para pacientes com osteoartrite de joelho e pode atrasar ou prevenir a necessidade de cirurgia.

 

Os dois tipos principais de fisioterapia — tratamentos passivos e ativos — podem ajudar a tornar a osteoartrite do joelho mais gerenciável. Com os tratamentos passivos, o fisioterapeuta faz a maior parte do trabalho. Mas com tratamentos ativos, você faz mais do trabalho, como exercícios em casa.

 

Como são os tratamentos?

Tratamentos ativos comuns para osteoartrite do joelho incluem exercícios de fortalecimento e de flexibilidade. Em geral, eles são realizados da seguinte forma:

 

Exercícios de fortalecimento

Seu fisioterapeuta lhe mostrará alguns exercícios que você pode fazer em casa para fortalecer seus músculos. Entre eles, exercitar os músculos da perna pode ajudar a fortalecer as articulações dos joelhos. Ou seja, o fortalecimento desses músculos por si só pode ajudar a diminuir a dor do joelho.

 

Exercícios de flexibilidade

Por exemplo, como a osteoartrite do joelho costuma dificultar os movimentos, os exercícios de flexibilidade são muito importantes. Dessa forma, fazê-los regularmente pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento, tornar os joelhos mais flexíveis e restaurar a função normal da articulação do joelho.

 

Abordagem multidisciplinar no tratamento do joelho

Com uma abordagem multidisciplinar no tratamento do joelho, é possível até mesmo ter uma recuperação mais rápida, ou deixar de ser necessária a intervenção cirúrgica. Por isso, ao aliar os conhecimentos do ortopedista ao trabalho do fisioterapeuta, com exercícios de fortalecimento e flexibilidade, pode ser possível aliviar a tensão do joelho. 

 

Dessa forma, sempre converse com seu médico sobre como iniciar um programa de fisioterapia para tratar a osteoartrite do joelho. Isso também permitirá que você possa aumentar suas atividades diárias. Quanto mais cedo você tratar as dores no joelho, melhor será para você a longo prazo.

 

Tenho certeza que seu fisioterapeuta criará um plano especialmente desenvolvido para você, que pode incorporar uma combinação de tratamentos passivos e ativos para a dor no joelho.

 

Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento do joelho. Com um trabalho conjunto, é possível alcançar resultados mais consistentes. Aproveito também para já recomendar a leitura do meu ebook “Dor no Joelho e Artrose”. Nele apresento dicas para cuidar da sua saúde articular e prevenir todos os problemas relacionados à artrose. 

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais