Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese no joelho e sobre em quanto tempo poderão retomar uma rotina normal e também voltar a praticar alguma atividade física. Afinal de contas, além de ser uma cirurgia complexa, há toda a insegurança e medo de não se recuperar completamente.

 

Em geral, a colocação de uma prótese no joelho é um procedimento feito em pessoas com artrose severa. Ela ocorre por ser uma artrose muito avançada ou porque ela impacta muito na qualidade de vida do paciente, gerando muita dor.

 

E nesses casos a solução é a colocação da prótese no joelho. E para saber quando esse paciente poderá voltar a realizar atividades físicas, preparei o artigo abaixo. Confira!

 

A prótese no joelho

A prótese de joelho é um dispositivo que implantamos no joelho doente de pessoas com artrose. Na maioria das vezes, ela é feita de uma liga metálica composta por cromo e cobalto. 

 

Esses metais são biocompatíveis, ou seja, têm baixo risco de serem rejeitados por nosso corpo. Por isso, podem ser implantados com segurança. 

 

O procedimento utilizado pelo ortopedista para colocar a prótese no joelho do paciente se chama artroplastia total de joelho.

 

A substituição por esse componente metálico vai permitir que o paciente volte a ter um movimento normal no joelho, sem dor. Ou seja, ele poderá voltar a realizar suas atividades de dia-a-dia normalmente. 

 

As etapas pós-cirúrgicas

Todo paciente que passa por um procedimento cirúrgico de colocação de prótese precisa vencer uma série de etapas, até que tenha uma plena recuperação. 

 

E durante esse processo de reabilitação, a fisioterapia é essencial. Fazer um trabalho com um fisioterapeuta que auxilie no controle da dor, na mobilidade daquele joelho é uma ação essencial.


Também visar permitir que o paciente volte a ser ativo, que possa sentar, dobrar o joelho, caminhar, sem sentir dor. 

 

Durante esse processo é fundamental que o fisioterapeuta trabalhe adequadamente a mobilidade, o equilíbrio, a força, a postura. Isso fará com que o paciente consiga evoluir e preparar-se para as atividades. 

 

É claro que encerrado o processo de reabilitação ele não deve entrar em um processo de repouso. Ao contrário, ele deve sim realizar atividades físicas. 

 

Leia também::: Dor no joelho ao dobrar e esticar: o que pode ser?

 

Processo de retomada

Nesse processo, é essencial que ele se exercite, que faça uma atividade física, mas sempre orientado por um fisioterapeuta ou um educador físico. Mas pode ser uma atividade, como o Pilates, uma caminhada, ou mesmo a musculação.

 

Em geral, essa liberação para as atividades físicas menos intensas ocorrem por volta dos 4 a 6 meses após a cirurgia de prótese no joelho, considerando sempre que o paciente teve uma recuperação bem feita e satisfatória.

 

E essa liberação ocorre porque esse é o objetivo de uma cirurgia de prótese: permitir que o paciente recupere sua liberdade e sua qualidade de vida. 

 

Vale lembrar que o processo deve ser devagar, respeitando sempre as características únicas de cada paciente. Ela deve iniciar com um fortalecimento da musculatura, e também compreender o gosto de cada paciente. 

 

Por exemplo, ele poderá fazer natação, caminhada, trekking, andar em algumas trilhas. E ele poderá também fazer com o tempo atividades mais intensas, como andar de bicicleta ou jogar tênis, claro que sempre respeitando as devidas limitações e cuidados para uma prática segura.

 

A reabilitação

Dessa forma, quando falamos em reabilitação, um ponto é fundamental é o trabalho integrado entre os profissionais. Aliás, ele deve envolver o ortopedista especialista em joelho, o fisioterapeuta e o educador físico.

 

Cada um tem um papel importante no processo de retomada das atividades físicas após colocar prótese no joelho. 

 

Mas quando há sinergia entre esses profissionais e entendimento do paciente do seu papel ativo em cada fase da reabilitação, é onde conseguimos devolver esse paciente para uma vida melhor. 

 

Além disso, é preciso entender também que cada caso é um caso, e ficar atento às individualidades de cada paciente. Ou seja, elas devem ser respeitadas e deve haver o alinhamento das expectativas e objetivos, sempre para o bem do paciente.

 

Cuide do seu joelho

Espero que tenha gostado do artigo sobre a retomada das atividades físicas após colocar prótese no joelho.

 

Portanto, vale lembrar que essa é uma das principais articulações do corpo humano, e todo o cuidado é sempre essencial. Ou seja, mesmo que você seja ativo e tenha um joelho saudável, tome sempre os devidos cuidados.

 

E para saber mais sobre prótese no joelho e artrose, confira o e-book sobre o tema que disponibilizei gratuitamente no meu site. É só clicar no botão abaixo e conferi-lo agora mesmo!

 

QUERO MEU E-BOOK AGORA!

 

Notícias Recentes

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese n...
Saiba mais

Por que acontecem as lesões de joelho no esporte?

  Não importa se você é um atleta de elite...
Saiba mais