Ladeira Alexandre Leonel nº 221 | 1º andar | Spazio Design | Juiz de Fora - MG
Marque sua Consulta

Blog

Voltar

Atividades físicas após colocar prótese no joelho 

Uma dúvida comum em pacientes que colocam prótese no joelho e sobre em quanto tempo poderão retomar uma rotina normal e também voltar a praticar alguma atividade física. Afinal de contas, além de ser uma cirurgia complexa, há toda a insegurança e medo de não se recuperar completamente.

 

Em geral, a colocação de uma prótese no joelho é um procedimento feito em pessoas com artrose severa. Ela ocorre por ser uma artrose muito avançada ou porque ela impacta muito na qualidade de vida do paciente, gerando muita dor.

 

E nesses casos a solução é a colocação da prótese no joelho. E para saber quando esse paciente poderá voltar a realizar atividades físicas, preparei o artigo abaixo. Confira!

 

A prótese no joelho

A prótese de joelho é um dispositivo que implantamos no joelho doente de pessoas com artrose. Na maioria das vezes, ela é feita de uma liga metálica composta por cromo e cobalto. 

 

Esses metais são biocompatíveis, ou seja, têm baixo risco de serem rejeitados por nosso corpo. Por isso, podem ser implantados com segurança. 

 

O procedimento utilizado pelo ortopedista para colocar a prótese no joelho do paciente se chama artroplastia total de joelho.

 

A substituição por esse componente metálico vai permitir que o paciente volte a ter um movimento normal no joelho, sem dor. Ou seja, ele poderá voltar a realizar suas atividades de dia-a-dia normalmente. 

 

As etapas pós-cirúrgicas

Todo paciente que passa por um procedimento cirúrgico de colocação de prótese precisa vencer uma série de etapas, até que tenha uma plena recuperação. 

 

E durante esse processo de reabilitação, a fisioterapia é essencial. Fazer um trabalho com um fisioterapeuta que auxilie no controle da dor, na mobilidade daquele joelho é uma ação essencial.


Também visar permitir que o paciente volte a ser ativo, que possa sentar, dobrar o joelho, caminhar, sem sentir dor. 

 

Durante esse processo é fundamental que o fisioterapeuta trabalhe adequadamente a mobilidade, o equilíbrio, a força, a postura. Isso fará com que o paciente consiga evoluir e preparar-se para as atividades. 

 

É claro que encerrado o processo de reabilitação ele não deve entrar em um processo de repouso. Ao contrário, ele deve sim realizar atividades físicas. 

 

Leia também::: Dor no joelho ao dobrar e esticar: o que pode ser?

 

Processo de retomada

Nesse processo, é essencial que ele se exercite, que faça uma atividade física, mas sempre orientado por um fisioterapeuta ou um educador físico. Mas pode ser uma atividade, como o Pilates, uma caminhada, ou mesmo a musculação.

 

Em geral, essa liberação para as atividades físicas menos intensas ocorrem por volta dos 4 a 6 meses após a cirurgia de prótese no joelho, considerando sempre que o paciente teve uma recuperação bem feita e satisfatória.

 

E essa liberação ocorre porque esse é o objetivo de uma cirurgia de prótese: permitir que o paciente recupere sua liberdade e sua qualidade de vida. 

 

Vale lembrar que o processo deve ser devagar, respeitando sempre as características únicas de cada paciente. Ela deve iniciar com um fortalecimento da musculatura, e também compreender o gosto de cada paciente. 

 

Por exemplo, ele poderá fazer natação, caminhada, trekking, andar em algumas trilhas. E ele poderá também fazer com o tempo atividades mais intensas, como andar de bicicleta ou jogar tênis, claro que sempre respeitando as devidas limitações e cuidados para uma prática segura.

 

A reabilitação

Dessa forma, quando falamos em reabilitação, um ponto é fundamental é o trabalho integrado entre os profissionais. Aliás, ele deve envolver o ortopedista especialista em joelho, o fisioterapeuta e o educador físico.

 

Cada um tem um papel importante no processo de retomada das atividades físicas após colocar prótese no joelho. 

 

Mas quando há sinergia entre esses profissionais e entendimento do paciente do seu papel ativo em cada fase da reabilitação, é onde conseguimos devolver esse paciente para uma vida melhor. 

 

Além disso, é preciso entender também que cada caso é um caso, e ficar atento às individualidades de cada paciente. Ou seja, elas devem ser respeitadas e deve haver o alinhamento das expectativas e objetivos, sempre para o bem do paciente.

 

Cuide do seu joelho

Espero que tenha gostado do artigo sobre a retomada das atividades físicas após colocar prótese no joelho.

 

Portanto, vale lembrar que essa é uma das principais articulações do corpo humano, e todo o cuidado é sempre essencial. Ou seja, mesmo que você seja ativo e tenha um joelho saudável, tome sempre os devidos cuidados.

 

E para saber mais sobre prótese no joelho e artrose, confira o e-book sobre o tema que disponibilizei gratuitamente no meu site. É só clicar no botão abaixo e conferi-lo agora mesmo!

 

QUERO MEU E-BOOK AGORA!

 

Notícias Recentes

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua indicação

Saiba o que é Viscossuplementação e qual a sua ind...
Saiba mais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior: causas, sintomas e cirurgia

Apesar da diversidade de lesões com as quais lido no...
Saiba mais

Mitos e verdades sobre lesão no joelho

    De jovens atletas a adultos mais ...
Saiba mais